Um verdadeiro susto aconteceu envolvendo um grande talento global. Este ator estava na novela das oito e, ao mesmo tempo, também apresentava o Globo Ecologia, programa exibido nas manhãs de sábado até alguns anos atrás e sucedido pelo Como Será?.
Veja também – Conheça a história da atriz que morreu no meio de novela por excesso de trabalho
Como o próprio nome sugeria, a ideia da atração era mostrar as belezas do Brasil a partir da fauna e flora. Assim, não era raro o apresentador fazer reportagens nos lugares mais belos e inóspitos do nosso país.
Foi num destes momentos que Danton Mello teria passado por um dos episódios mais dramáticos de sua vida e o qual, constantemente, esteve sendo acompanhado pelos programas de TV. O helicóptero em que estava o ator e apresentador, além da equipe do Globo Ecologia, simplesmente sumiu.
Veja também – Revoltada com desorganização, autora deixou novela pelo meio e virou nome proibido na Globo
Quando houve o desaparecimento, a comoção nacional foi gigantesca, já que a Globo utilizou de sua ampla estrutura de jornalismo para noticiar o sumiço de Mello. Era dia 14 de setembro de 1998 quando tudo aconteceu.
Uma pane fez a aeronave em que estava com a equipe do Globo Ecologia cair no meio da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, que faz parte da Amazônia e fica localizado no estado de Roraima. Horas depois do desaparecimento, um contato de uma tribo indígena acabou se tornando uma luz no fim do túnel para o drama enfrentado por todos os envolvidos.
Veja também – Após 10 anos, Globo planeja volta das novelas das oito: Relembre cinco títulos de sucesso desta faixa
O milagre veio a partir de índios não-reclusos que estavam na região e procuraram a FUNAI para indicar que haviam encontrado feridos em um acidente. Pelas buscas estarem intensas na região, imediatamente entendeu-se que Danton e sua equipe tinham sido encontrados.
Como Danton Mello conciliava o programa de TV com a novela Torre de Babel (1998), o acidente fez com que seu personagem ficasse um tempo sem aparecer. Mello foi um dos mais afetados pela tragédia, com grave hemorragia interna e risco de vida.
Ele voltou para a novela das oito na reta final, em uma espécie de homenagem pelo exemplo de superação. Afinal, foram mais de 30 horas de angústia dos brasileiros acompanhando pela TV a espera de alguma novidade.
Veja também – Novela da Globo tentou unir dois grandes autores e criou intriga histórica
Em recente entrevista, Danton Mello relembra tudo com saudosismo: “Sempre achei que a gente tem que aproveitar a vida, e o acidente só fortaleceu esse pensamento, porque ninguém sabe o dia de amanhã nem o que esperar do futuro. A única certeza é a de que a gente vai morrer, então é viver intensamente mesmo, ser feliz e amar”.