Fazer novela não é trabalho fácil, apesar de muitos acharem que trata-se apenas de fazer um choro, um tapa ou uma risada falsa, ou ter um dublê para uma cena difícil. Ser ator requer muito esforço e dedicação, para que consiga colocar em prática anos de estudo.
Veja também – Grande nome das novelas da Globo, ator perdeu a vida em incêndio no próprio apartamento
Porém, o convívio com a equipe de produção às vezes acaba trazendo condições desgastantes e, no mínimo, degradantes. Nem sempre é uma questão de convívio, mas também acaba tendo a ver com a rotina cansativa de gravações.
Por isto, separamos uma lista de atores que quase se viram enlouquecidos e tiveram de se afastar ou até mesmo desistir da carreira por conta das novelas. Veja:
Vera Fischer
A quantidade de problemas em que Fischer estava tendo para lidar com a vida pessoal e a profissional parecem quase terem a levado ao limite. Ela, que passava por problemas com drogas, precisou de ser internada algumas vezes e perdeu papéis importantes.
Veja também – Conheça a história da atriz que morreu no meio de novela por excesso de trabalho
A Globo nunca desistiu da atriz e, apesar de tudo, certo dia ela declarou o cansaço por tudo que vivia: “Eu quero que me deixem em paz. Quero curtir a minha liberdade. Quero continuar pintando, quero continuar tendo meus amigos, meus filhos, e se vier um ‘eu te amo’ eu vou agradecer”.
Ana Paula Arósio
Esse caso até hoje não teve solução e resultou numa vida reclusa e dedicada ao anonimato. Ana Paula Arósio simplesmente desistiu de fazer novelas, depois de grandes papéis seguidos e do auge do estrelato. Mesmo tendo assumido um compromisso com a Globo para protagonizar Insensato Coração (2010), chegou um belo dia que ela não quis mais continuar, querendo ter a paz e a tranquilidade na sua vida agitada de celebridade que ela tinha.
Fábio Assunção
Também por conta de Insensato Coração, um outro ator alegou cansaço, surtou e jogou tudo para o alto, mesmo depois da Globo ter confirmado sua presença publicamente no elenco. Fábio Assunção seria o vilão da novela e, na época, passava por um período conturbado devido a dependência com drogas.
Veja também – Revoltada com desorganização, autora deixou novela pelo meio e virou nome proibido na Globo
O autor Aguinaldo Silva chegou a criticar a atitude do ator: “Fábio Assunção diz que ainda não está preparado para um trabalho longo. Podia ter descoberto isso antes de começar a gravar”.
Cecilia Dassi
Esse caso envolve o problema (enlouquecer) e a solução para o problema (tratamento para evitar enlouquecer). Isto porque, Cecilia Dassi passou a deixar de lado convites e toda uma carreira construída em diversos papéis nas novelas, como foram os casos de Por Amor (1997) e Suave Veneno (1999). Aos poucos, não se viu mais nessa rotina agitada e quis investir no ramo de Psicologia. “Comecei a não me engajar mais, não correr atrás de trabalho”, explicou Dassi.
Alice Wegmann
Este caso foi recente e veio por parte de uma atriz que estava em ascensão. A Globo simplesmente a colocou como vilã da novela das seis e ela fez seu papel com maestria. Porém, passou a não aceitar novos convites e um belo dia, um internauta a questionou o porque ela não queria mais novelas.
Veja também – Saiu com uma mão na frente e outra atrás: Atriz demitida da Globo revela grande mágoa
Wegmann respondeu: “[…] Eu sempre preferi projetos mais curtos, sempre gostei mais de fazer cinema e série. No tempo de uma novela, dá para fazer três ou quatro personagens diferentes e eu gosto desses mergulhos intensos, que não são tão longos, porque nunca entediam”.