A Globo vai trazer de volta um grande sucesso da teledramaturgia. Caminho das Índias, sob autoria de Gloria Perez e exibida originalmente em 2009, ganhará uma nova reprise. A última foi ao ar em 2015 no Vale a Pena Ver de Novo.
Veja também – Saiba quem é o global acusado de assediar cerca de 30 atrizes nos bastidores das novelas
Desta vez, a missão é ocupar a faixa nobre do Canal Viva, que é parte do conglomerado de canais pagos da Globo. Mas, muito tem se falado sobre a perfeição que a novela foi diante das câmeras.
Os bastidores e o que acontece por trás não é muito comentado. Citaremos a seguir estas polêmicas que estiveram em torno da novela:
Indianos não se identificaram
Com a intenção se homenagear a cultura indiana, a novela pecou em alguns pontos. Os orientais criticavam a forma como as castas eram tratadas nas cenas, e também sobre a lenda da sombra de Dalit não existir por lá.
Veja também – Longe das novelas há mais de 15 anos, Lucélia Santos sofre preconceito por ser esquerdista: “Sou perseguida”
Mal-estar com troca de atores
Em recente entrevista, Rodrigo Lombardi atribui a Caminho das Índias o maior sucesso de sua carreira. Porém, para chegar a isto, teve que escantear Márcio Garcia. Raj, vivido por Lombardi, chamou mais atenção e Gloria Perez decidiu mudar a história, que antes teria Bahuan (Marcio Garcia) no foco principal. Esta troca gerou um mal-estar dos grandes.
Veja também – Na cadeira de rodas até hoje: Relembre o assalto que mudou a vida de ex-galã global
Atriz estragou capítulo final
As surpresas reservadas para o capítulo final das novelas sempre causam uma grande expectativa. Entretanto, no caso de Caminho das Índias, teve uma atriz que foi detonada porque estragou a surpresa.
Veja também – Mau cheiro: Atriz detona José de Abreu e revela hálito insuportável do ator
Em uma foto publicada nas redes sociais um dia antes da exibição do capítulo final, Thaila Ayala estragou a surpresa de que a personagem Shivani terminaria com Bahuan em uma foto que mostrava os dois juntos em cima de um elefante.
Autora retirada da novela pelo meio
Gloria Perez não conseguiu ficar a todo momento dedicada à Caminho das Índias. A autora foi surpreendida pela descoberta de um câncer na região da tireoide. Para substituí-la, Carlos Lombardi e Elizabeth Jhin foram chamados. Apesar de tudo, Perez fez o possível para conciliar o tratamento do linfoma com os trabalhos da novela.
Veja também – Os quatro casos mais chocantes de atores desaparecidos que pararam o Brasil
Acusação de plágio na abertura
Claramente, com diversos vídeos na internet, a abertura de Caminho das Índias parece ser um plágio. Basta compará-la com as vinhetas do canal de TV indiano Sahara One. Os mesmos enquadramentos, estéticas, o espelhamento e demais características são utilizadas por ambos. Porém, muito se falou em “inspiração”.
Veja também – Saiba quais são as cinco novelas brasileiras mais exibidas no mundo