Na noite desta terça-feira, 22 de dezembro, a Globo exibiu o especial 70 Anos Esta Noite. Nele, esteve sendo reunido alguns momentos importantes deste produto que é a paixão nacional, algo inclusive enraizado na nossa cultura.
Veja também – Fenômeno da década de 90, novela das sete é até hoje proibida de ter reprise na Globo e segredo vem à tona
Para isto, preparamos uma matéria especial. Nela, a missão era reunir as sete melhores novelas de todos os tempos sob a ótica de quem é fanático nas novelas. Três noveleiros de plantão foram eleitos pelo Resumo das Novelas On e, diante do faro afiado neste tema, eles tinham que entrar em um consenso.
Tratam-se de André Bojim, Thiago Ponsat e Felipe Alves, três fãs assumidos em novela. Segundo eles, reunir apenas sete novelas foi um pouco difícil, mas não impossível. Lembrando que a ordem não está disposta em formato de ranking. Desde já, fica o agradecimento por terem topado esta ideia. Confira a seguir esta lista preparada por eles:
Laços de Família
Mais uma Helena das novelas de Manoel Carlos, em Laços de Família (2000) o ponto de partida está no triângulo amoroso formado pela personagem de Vera Fischer, que contracena com Carolina Dieckmann e Reynaldo Gianecchini.
Veja também – Cinco novelas mexicanas clássicas que iriam bombar caso fossem lançadas pelo Globoplay
Vale Tudo
Talvez uma das novelas mais marcantes e citadas pelos especialistas, Vale Tudo (1988) também foi citada pelos noveleiros neste top 7. Segundo eles, “a introdutória na discussão popular com a famosa especulação ‘Quem matou?'” foi o principal marco desta história que rendeu índices de audiência escatológicos.
Veja também – Televisa do Brasil? Cinco novelas da Globo que pareceram um dramalhão mexicano
Avenida Brasil
“A novela que parou o país em 2012”. É exatamente desta forma que Avenida Brasil é lembrada. Eleita por muitos rankings como a melhor, João Emanuel Carneiro também recebeu destaque nesta lista, por ter sido uma novela de personagens, enredo e toda uma estrutura perfeitamente montada para se tornar um hit.
Veja também – Confira cinco novelas que assustaram com a presença de espíritos
Mulheres Apaixonadas
Quem não se lembra da abertura de Mulheres Apaixonadas (2003)? Tom Jobim e Miúcha abriam a novela cantando Pela Luz dos Olhos Teus e davam o incremento principal para uma novela de segurar qualquer um frente a telinha. É caracterizada como uma crônica urbana e realista, tendo a mulher como centro da trama.
Veja também – Veja cinco casos de protagonistas que foram demitidos no meio da novela e chocaram o público
A Viagem
Quebrando todos os tabus, a forma como A Viagem (1994) discutiu o espiritismo talvez seja apenas um dos diversos motivos pelos quais constantemente é citada como uma novela histórica. Também, foi um dos últimos trabalhos da grande dramaturga Ivani Ribeiro.
Veja também – Relembre as trocas mais bizarras de atores durante novelas brasileiras
Por Amor
A exatidão ao discutir o amor fazem de Manoel Carlos um dos novelistas que mais acertam na preferência do público e com Por Amor (1998) não foi diferente. Ele coloca como temática a questão dos limites deste sentimento tão nobre, que fazem inclusive uma mãe entregar seu próprio filho para evitar o sofrimento de alguém que tanto ama e é sangue do seu sangue.
Veja também – Confira as novelas brasileiras que chegaram a ser produzidas, mas nunca foram ao ar
Pantanal
Talvez um dos maiores motivos para que seja questionado qual seria o atual destino da Globo na possibilidade da Manchete ter conseguido se reerguer, Pantanal (1990) é considerado um marco. Tanto porque foi o primeiro sucesso de uma novela que não fosse da líder nacional, quanto porque trouxe diversas evoluções para o segmento de dramaturgia: o uso de gravações de última geração, a valorização da cultura brasileira com gravações externas e dentre muitos outros motivos.
Veja também – Antes de morte súbita aos 72 anos, atriz teve grande mágoa com a mãe por ser duramente criticada; saiba o motivo