A novela Nos Tempos do Imperador, exibida pela Globo no horário das 18h, retrata a história da família real no Brasil. Contudo, os autores da trama tiveram que reunir um pouco de ficção para tornar o folhetim mais atraente. Assim, surgem nos telespectadores alguns questionamentos a respeito da história de vários personagens.
Uma das curiosidades, por exemplo, diz respeito a personagem Pilar, interpretada por Gabriela Medvedovski. Logo nos primeiros capítulos de Nos Tempos do Imperador, a jovem manifestou o interesse em realizar o seu grande sonho de se tornar médica. Após uma passagem de anos, ela retornou ao Brasil com o diploma em mãos.
Veja também – Antônia descobre que Maria Pia e Mirella eram amigas de infância e fica incrédula com revelação da vilã
A Pilar de Nos Tempos do Imperador realmente existiu, mas com outro nome. O papel interpretado por Gabriela Medvedovski é uma espécie de homenagem para a mulher que verdadeiramente se graduou em medicina antes de qualquer outra no Brasil: Rita Lobato Velho. Ela se interessou pela carreira criança e teve incentivo de seus pais.
Através de um decreto de 1879, que autorizava mulheres a frequentar e se formar em universidades em quaisquer áreas que quisessem, Rita conseguiu entrar na Universidade de Medicina do Rio de Janeiro. Mas, depois ela quis mudar para a Universidade de Medicina de Salvador. A mulher que inspirou a história de Pilar se formou em 1887.