Em Pantanal, a vida de Tenório (Murilo Benício) vai desandar quando ele descobrir as traições de Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Revoltado, ele expulsará a mulher de casa e colocará Zuleica (Aline Borges) em seu lugar. A mulher não vai se adaptar à vida na fazenda e ainda terá que aturar o “marido”, que passará a chamá-la também de ‘Bruaca’.
Zuleica acabará aceitando ir morar no Pantanal para assumir o lugar de Maria. No entanto, o que ela não esperava era que isso poderia lhe custar a felicidade. Isso porque, ao chegar na fazenda, ela passará a ser dona de casa e assumirá as mesas funções de Maria. Enquanto isso, a mãe de Guta (Julia Dalavia) estará vivendo em uma chalana após Tenório colocá-la no olho da rua.
Para piorar, Zuleica terá que aturar o “marido”, que passará a tratá-la da mesma forma como tratava Maria, isto é, de Bruaca. Ao mesmo tempo, Tenório estará sofrendo com a ausência da sua primeira mulher e isso fará com que ele trate Zuleica cada vez pior.
No final, Tenório acabará sendo assassinado por Alcides (Juliano Cazarré) e Maria deixará o Pantanal com ele. Já Zuleica ficará na fazenda, a transformando em um local produtivo, e ajudará os filhos na lida com o gado.
Vale destacar que essa sequência aconteceu na versão original da novela de 1990, devendo a Globo seguir o mesmo roteiro.
Veja também – Velho do Rio faz linda surpresa no casamento de Jove e Juma, gera comoção e Zé Leôncio o reconhece: “meu pai”
Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida na extinta Rede Manchete. Em 2022, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.