Em Pantanal, novela das nove da Globo, Zuleica (Aline Borges) terá a cara de pau de ir morar na fazenda de Tenório (Murilo Benício). A princípio, a mulher vai resistir a ideia do grileiro de levá-la ao Pantanal, mas acabará cedendo logo depois. Maria Bruaca (Isabel Teixeira), a essa altura, terá sido expulsa de casa.
Apesar de só ir morar na fazenda após Maria não estar mais lá, Zuleica não é santa. Ela sempre soube que Tenório era casado e, mesmo assim, aceitou ser a outra. Por outro lado, Bruaca se dedicou inteiramente ao marido e abriu mão de tudo para agradá-lo, acreditando que era a única. E o que ela recebeu em troca? Traição, desprezo, humilhação…
Acontece que Zuleica não vai se acostumar muito com a nova realidade e quebrará a cara. Isso porque Tenório a colocará para fazer trabalhos domésticos. Ela ficará o dia todo varrendo, preparando comida, passando roupa etc. Além disso, o homem passará a tratar a segunda mulher como tratava a primeira. Ele começará a chamá-la constantemente de “Bruaca” e cada vez mais demonstrará desprezo por ela.
Maria, entretanto, será acolhida por Eugênio, o dono da chalana. Na ocasião, ela passará a viver na embarcação e mudará completamente de vida. Enquanto isso, ninguém terá notícias dela, nem mesmo Guta.
Veja também: Guta encontra Maria Bruaca vivendo no ‘lixo’ após separação, sente pena da mãe e humilha Zuleica: “Bruaca”
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.