Em Cabocla, Luís (Daniel de Oliveira) ficará cada vez mais debilitado por conta de sua doença. Por isso, o rapaz terá que ir embora para o Rio de Janeiro, onde há mais recursos para tratar sua saúde. Zuca (Vanessa Giácomo), por outro lado, não poderá fazer nada para impedir a partida do amado e terá que aceitar seu destino.
A princípio, Zuca, consciente da possibilidade de nunca mais ver Luís, decidirá se despedir dele de uma forma bastante ousada. Na véspera da partida, a protagonista entrará no quarto do “doutorzinho” enquanto todos da casa de Boanerges (Tony Ramos) estiverem dormindo.
Nesse momento, Luís estará acordado, deitado na cama, pálido e visivelmente doente, quando a porta se abrirá e Zuca aparecerá diante dele, vestindo apenas uma camisola. “Eu quero guardá ocê pra sempre comigo”, dirá a jovem, que não deixará o bonitão impedi-la.
Em seguida, Zuca se deitará na cama de Luís e o beijará, entregando-se a ele pela primeira vez. No dia seguinte, Emerenciana (Patrícia Pillar) será a primeira a desconfiar e ficará nervosa ao perceber que a afilhada provavelmente passou a noite com Luís. A situação será considerada duplamente perigosa: além de ele não ser casado com Zuca, está gravemente tuberculoso.