Uma volta ao passado vai fazer com que Zé Paulino/José Mendes (Sergio Guizé) quase vá às lágrimas em Mar do Sertão. Isso porque uma expedição realizada nas terras de Tertúlio (José de Abreu) acabará levando-o até a ala dos empregados e, ao mesmo tempo, deixando-o emocionado assim que entrar no quartinho onde vivia com sua mãe na trama de Mario Teixeira.
E isso se dará quando o protagonista for visitar Maruan (Pedro Lamin), que foi contratado por Deodora (Debora Bloch) para trabalhar na fazenda. “Morei aqui antes me mudar para o Catende, onde o coronel cedeu as terras para o meu pai cultivar. Esse era o quarto onde minha mãe vivia”, recordará o pai de Manduca (Enzo Diniz), se referindo ao local. “Lamento que esse lugar lhe traga tantas memórias tristes”, rebaterá o príncipe, incrédulo com a reação do amigo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Em seguida, o personagem de Pedro Lamin bem que tentará desviar o assunto, mas não terá sucesso, uma vez que o mocinho já mergulhou de vez no passado. Prova disso é que o rival de Tertulinho (Renato Góes) passará a olhar atentamente cada mancha na parede, ou até mesmo as rasuras nas portas, fato este que o obrigará a controlar as próprias emoções.
“Minha mãe tinha medo de que eu não ficasse grande o bastante, grande para enfrentar esse mundo que ela bem sabia que não seria fácil comigo”, comentará o empresário, em cenas que vão ao ar nos próximos capítulos da sua novela das seis.