Em Pantanal, não vai demorar muito para Zé Lucas (Irandhir Santos) ficar frente a frente com seu avô, o Velho do Rio (Osmar Prado). O encontro dos dois acontecerá em um momento inusitado e será revelador para o recém-chegado da fazenda de Zé Leôncio (Marcos Palmeira).
Tudo começa quando José Lucas de Nada decide caçar um marruá para provar que é um Leôncio. Na ocasião, Juma (Alanis Guillen) se oferecerá para ir com ele e os dois sairão juntos para caçar. Acontece que a mulher-onça acabará se acidentando e o novo peão a levará para a tapera para cuidar dela.
Nesse momento, o Velho do Rio aparecerá no local e surpreenderá Zé Lucas. “Como é seu nome?”, perguntará o protetor do Pantanal. “José Lucas”, responderá o rapaz. “De quê?”, questionará o Velho. “De Nada”, dirá o rapaz. “De nada, não. É Leôncio! José Lucas Leôncio. Esse deve ser o seu verdadeiro nome!”, revelará a entidade, que desaparecerá em seguida.
Depois disso, Zé Lucas retornará para a fazenda e chamará Zé Leôncio de pai. “Eu lhe ouvi bem?”, se surpreenderá o fazendeiro. “Ouviu, eu lhe chamei de pai”, responderá o novato. “De onde vem essa certeza agora?”, perguntará o “Rei do Gado”. “Do ‘véio’. Eu tive com ele e ele me disse que eu sou um ‘Leôncio’. Eu sou seu filho! E ele me ‘falô’ de um jeito que eu não tenho mais dúvida. O ‘sinhô’ é meu pai, o ‘sinhô’ é o pai que eu nunca tive na vida”, dirá o primogênito em cena que deve ir ao ar em 07 de junho.
Vale destacar que Pantanal, trama adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990.