Na novela Pantanal, Tadeu (José Loreto) cresceu acreditando que é filho de sangue de Zé Leôncio (Marcos Palmeira). No entanto, em breve, o público descobrirá que Filó (Dira Paes) mentiu para o fazendeiro e Tadeu não carrega o DNA do “Rei do gado”.
Na primeira fase da novela das 21h da Globo, Filó chegou na fazenda de Zé Leôncio ainda muito jovem e, em seguida, engravidou. Nessa mesma época, Madeleine (Bruna Linzmeyer) abandonou o peão e voltou para o Rio de Janeiro levando Jove recém-nascido com ela. Zé Leôncio ficou bastante deprimido e, para consolá-lo, Filó acabou dizendo que Tadeu era filho dele. É por isso que o Velho do Rio (Osmar Prado) nunca apareceu para Tadeu até o momento.
Contudo, nos próximos capítulos da trama, o público ficará sabendo que a mulher mentiu. Arrependida, Filó acabará revelando a Zé que o rapaz não é seu filho biológico. Por outro lado, o peão irá surpreendê-la ao responder que já sabia disso.
Afinal, quem é o pai verdadeiro de Tadeu? Essa pergunta nem Filó sabe responder. Isso porque, antes de conhecer o pai de Jove (Jesuíta Barbosa), ela era uma mulher de ‘currutela’ e, portanto, acabou se envolvendo com vários homens. Assim, em tese, não tem como ela saber quem é o pai de sangue de personagem de José Loreto.
Vale destacar que, mesmo sabendo disso, Zé Leôncio continuará considerando Tadeu seu filho e ele terá direito à herança do peão assim como os outros dois: Zé Lucas (Irandhir Santos) e Jove.
Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida na extinta Rede Manchete, em 1990. Atualmente, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.