Em Pantanal, exibida pela Globo no horário das 21h, Jove (Jesuíta Barbosa) desapareceu na mata após ser picado por uma cobra. Quando ficar sabendo do sumiço do filho, Zé Leôncio (Marcos Palmeira) ficará em choque. Sem conseguir encontrar o herdeiro, ele viajará até o Rio de Janeiro para avisar Madeleine (Karine Teles).
Ao retornar, Zé Leôncio descobrirá que Jove foi visto na companhia do Velho do Rio (Osmar Prado). Decidido a encontrar o filho, o fazendeiro colocará boa parte dos funcionários para revirar a região atrás do rapaz e da entidade. Mas, ele será encontrado por Guta (Julia Dalavia) à beira do rio.
Veja também – Jove entra no corpo de sucuri, forja a própria morte e faz Ze Leôncio sofrer com seu sumiço
Após muita conversa, a engenheira civil convencerá Jove a voltar para a casa do pai. O reencontro entre Zé Leôncio e o filho será emocionante. O fazendeiro se mostrará disposto a esquecer os desentendimentos para ficar em paz com o rapaz. Contudo, o clima de harmonia não durará por muito tempo.
Isso porque Jove comunicará o seu desejo de voltar ao Rio de Janeiro. O único momento que eles conseguirão conversar será sobre o Velho do Rio. O fazendeiro fará perguntas sobre o homem, pois está desconfiado sobre a identidade dele. Ele pensará que se trata de seu pai, Joventino (Osmar Prado), que sumiu na mata. Por outro lado, o personagem de Jesuíta Barbosa se mostrará irredutível, fazendo seu pai ficar decepcionado sem saber do pai desaparecido.
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.