Em Pantanal, novela das 21h da Globo, não demorará muito para Zé Leôncio (Marcos Palmeira) ficar sabendo o que aconteceu com Alcides (Juliano Cazarré). Isso porque Filó (Dira Paes) irá revelar tudo o que descobriu sobre a noite de terror em que Tenório (Murilo Benício) rendeu Maria e o seu peão. Na ocasião, o fazendeiro ficará surpreso e chegará a se engasgar de susto.
Tenório chegou ao ápice da sua crueldade quando prendeu e estuprou Alcides na novela das nove. A cena deixou o público totalmente arrasado diante do sofrimento do personagem de Juliano Cazarré. O peão, a princípio, tentará esconder de todos o mal que o grileiro lhe causou.
Entretanto, Maria Bruaca não aguentará tanto sofrimento e resolverá desabafar com Filó, revelando o que aconteceu com seu homem. Na ocasião, a companheira de Zé Leôncio ficará chocada e tentará consolar a mãe de Guta (Julia Dalavia). Ela ainda vai querer contar logo a Zé o que descobriu, mas Maria pedirá que isso só aconteça quando eles não estiverem mais no Pantanal.
Filó até tentará guardar segredo, mas ela não consegue esconder nada de Zé Leôncio (exceto que Tadeu não é filho biológico dele). A essa altura, vale destacar, Alcides e Zaquieu (Silvero Pereira) estarão desaparecidos, pois terão ido até a fazenda de Tenório para matá-lo.
VEJA TAMBÉM! Com morte de Tenório, Zuleica vira o jogo, encontra novo amor e termina a novela feliz
Zé Leôncio se engasga com revelação de Filó
Logo pela manhã, Filó ficará preocupada quando Zé Leôncio disser que pretende sair em busca dos dois. “Eu tou sabendo o que tá acontecendo, Zé… Tentei lhe contar, falei pra ocê que era segredo e ocê disse que não tava interessado em ouvir“, falará a mulher. “Então conte agora“, pedirá o fazendeiro. “Zé, ocê sabe aquela história lá da onça, que atacou a Maria mais o Arcides? Tá ‘mar’ contada essa história, foi mentira“, dirá ela. “Mentira de que jeito?“, perguntará o homem, desconfiado. “A verdade é que o ‘mardito’ do Tenório levou os dois pra tapera da Juma e prendeu os dois: o Arcides e a Maria, e capou o Arcides!“, disparará ela.
Nesse momento, Zé Leôncio se engasgará e quase colocará os “bofes” pra fora, tamanho o susto que terá levado. “Pelo amor de Deus, ‘carma’“, falará Filó batendo nas costas do companheiro.
Vale destacar que na versão original de Pantanal (1990), Tenório havia castrado Alcides, motivo pelo qual Filó revelou que ele havia sido “capado”, conforme citamos acima. Porém, no remake da novela deste ano, adaptado por Bruno Luperi, o peão foi estuprado pelo grileiro, devendo, portanto, haver alteração na fala de Filó, trocando a palavra “capado” por “estuprado”.