Em Pantanal, exibida pela Globo no horário das 21h, Zé Leôncio (Marcos Palmeira) sempre tentou ficar cara a cara com o Velho do Rio (Osmar Prado) para ter a certeza de que a entidade era realmente seu pai, Joventino. Apesar de tanto esforço, ele até hoje não conseguiu ver o ser misterioso e, portanto, não acredita 100% que ele existe. Contudo, o reencontro dos dois irá acontecer, mas apenas no último capítulo da novela.
Tudo começa quando o Zé Leôncio se sentir mal após uma grande festa em sua fazenda. Ele colocará a mão no peito e se apoiará sobre o corrimão para não cair. “O que é isso, o que está me acontecendo? Essa dor eu nunca tinha sentido“, dirá ele. Em seguida, Zé chegará na sala e encontrará o quadro com a foto que Jove (Jesuíta Barbosa) tentou fazer do Velho do Rio.
Na ocasião, o homem, então, refletirá. “O que aconteceu com ôce aquele dia? O que foi que lhe tirou a vida, pai? Foi marruá, foi boca de sapo, onça? Não foi nada disso, pai. Você está vivo, pai. Por que você não me aparece, pai? Eu sempre quis tanto, pai. E nem num retrato você me aparece, pai”, falará o peão.
Nesse momento, a imagem do Velho Joventino ficará evidente no quadro. “Eu tô lhe vendo, pai!. Eu tô lhe vendo, pai”, se surpreenderá Zé. Logo em seguida, ele pegará o cavalo e sairá procurando pelo homem: “Aparece, sou eu, José Leôncio, aparece, Velho Joventino“, gritará.
O REENCONTRO DE ZÉ LEÔNCIO E O PAI
De repente, eles se reencontrarão. “Se alevanta, ‘fio’“, dirá o ‘véio’. “Então não era mentira, o senhor está vivo… E depois desse tempo todo eu nessa agonia e o senhor está vivo“, dirá Zé Leôncio. “Eu estou. Agora nós dois estamos vivos“, responderá o Velho do Rio.
“Eu que sempre amei o senhor, eu que sempre estive no seu rastro…“, lamentará o fazendeiro. “Mas você nunca acreditou. Nunca acreditou mas até hoje está no meu rastro. Eu deixei que você viesse ao meu encontro… eu cai do cavalo naquela luta com o marruá e a boca de sapo me pegou pelo pescoço, ali eu estava morto“, revelará a entidade no fim.
Veja também – Tenório decide cortar os cabos de fiação do avião para matar Zé Leôncio com queda fatal: “Um cabo se parte”
Vale lembrar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.