Se o remake de Renascer seguir a versão original, José Inocêncio (Marcos Palmeira) vai tomar à força a filha de Sandra (Giullia Buscacio) e João Pedro (Juan Paiva) após o nascimento. Isso porque ele não vai aceitar a decisão da nora de se separar de seu filho e levar sua neta para a casa de Egídio (Vladmir Brichta). Na ocasião, Sandra vai se desesperar, mas não conseguirá conter o fazendeiro, que arrancará a criança do berço e a levará para a sua casa.
A princípio, Inocêncio não vai querer sequer conhecer a neta, já que ainda nessa fase ele continuará não suportando a ideia da bebê carregar também genética de Egídio. Aliás, em uma cena de partir o coração, o ricaço rejeitará a neta quando Sandra, de forma inesperada, aparecer com ela nos braços, na esperança de que ele a aceite.
No entanto, tudo vai mudar quando a dona da antiga casa de Jacutinga resolver romper com João Pedro e decidir morar com a filha na casa de Egídio. Sandra ficará fora de si quando seu pai, ao visitá-la, dizer que João anda se encontrando com Mariana (Theresa Fonseca). Revoltada, a jovem optará por colocar um ponto final em sua relação com o caçula de Inocêncio.
Só que, quando souber que Egídio esteve na casa de João Pedro para visitar a neta, Zé Inocêncio ficará possesso e resolverá expulsá-lo de lá. Ao chegar no local, ele se deparará com a cena de Sandra discutindo com João. Na ocasião, o fazendeiro perguntará para onde a nora pretende ir com a bebê, e ela o surpreenderá com a notícia de que irá morar na casa de Egídio.
José Inocêncio leva Santinha à força
Inocêncio, então, tomará a decisão de levar a neta, mesmo contra a vontade da mãe. Ele se aproximará do berço de Maria Santa (nome da criança em homenagem à avó paterna) e surpreenderá ao acariciá-la, revelando um afeto que nunca antes expressara. Em seguida, o fazendeiro a pegará nos braços.
“Olhe aqui vocês dois. Vocês podem fazer o que vocês quiserem da vida de vocês, mas a minha neta vai comigo“, disse Inocêncio na primeira versão de Renascer (1993).
“Mas o que é isso? Mas o que é isso??? Ele não pode fazer isso, não. Ela é minha filha!!!“, gritou Sandra, sendo contida por Morena. “Ele pode sim, Sandra. Na qualidade de avô, ele pode!“, disse a mulher de Deocleciano (Jackson Antunes), segurando a jovem, que continuou gritando desesperada.