Em O Rei do Gado, a busca de Bruno (Antônio Fagundes) por Luana (Patrícia Pillar) continua em andamento. A boia-fria havia desaparecido há semanas da fazenda de Geremias (Raul Cortez), com receio de ser culpada pelo tiro que quase matou o tio. Desde então, não houve notícias da jovem, que se embrenhou em uma plantação de cana, grávida do filho do Rei do Gado, e sumiu.
Em uma tentativa desesperada de encontrá-la, Bruno pede ajuda a Zé do Araguaia (Stenio Garcia), mas depois de vários dias de procura, o funcionário também não consegue encontrá-la e fica cada vez mais preocupado, mesmo assim não desiste da sua missão.
Então, ele decide visitar Regino (Jackson Antunes), o líder dos sem-terra em cujo acampamento Luana morava quando o conheceu. Zé conta a Regino sobre o desaparecimento de Luana e pede ajuda para encontrá-la.
Zé do Araguaia consegue pista sobre Luana
O líder promete ajudar na busca, deixando Zé aliviado. Ele telefona para Bruno e conta a novidade, mas mesmo assim continua procurando Luana. Enquanto isso, na plantação, Luana decide procurar Regino e tenta convencer sua amiga de trabalho a ir com ela, acreditando que ele possa ajudá-las a ter melhores condições de trabalho. Sua amiga, no entanto, recusa o convite e Luana segue caminho sozinha.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Algumas horas depois, Zé chega à casa onde Luana estava hospedada e recebe a informação de que ela acabara de sair. Embora não tenha encontrado a jovem, Zé fica aliviado por saber que ela está viva e relata tudo para Bruno, dando-lhe esperança de que possa encontrá-la logo.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama rural é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia, e com direção de Luiz Fernando Carvalho.