Em No Rancho Fundo, Zé Beltino (Igor Fortunato) surpreende a todos ao decidir fechar uma sociedade com Ariosto (Eduardo Moscovis), justamente o maior rival da família Leonel. A notícia causará alvoroço, deixando a família intrigada e preocupada com as intenções por trás dessa parceria inesperada.
Zé Beltino decidirá trilhar um caminho próprio, aliando-se a Ariosto em um novo empreendimento. Essa decisão do rapaz vai mais uma vez contra os desejos de Zefa (Andrea Beltrão), que já havia sido contra o casamento do filho com Blandina (Luisa Arraes).
A pilantra, por sua vez, aproveitará a oportunidade para provocar Zefa, lembrando que não assinou o contrato pré-nupcial que a matriarca dos Leonel havia exigido para proteger a família.
Ariosto, no entanto, vai perceber a resistência de Zefa e considera desfazer a sociedade apenas para agradar a protagonista. Esse dilema revelará um lado mais vulnerável do vilão, que após a morte de Dona Manuela (Valdinei Soriano), começará a demonstrar sinais de redenção ao se aproximar de Zefa.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
A protagonista, aliás, chegará a levar Ariosto até a Gruta Azul, quando o pai de Artur (Túlio Starling) sofre um acidente, e ela teme pelas consequências. Apesar dos avanços de Ariosto e da tentativa de Zé Beltino de se afirmar de forma independente, Zefa permanecerá cautelosa. Ela também começa a considerar maneiras de anular o casamento de Zé Beltino com Blandina, preocupada com os possíveis prejuízos dessa união para sua família.
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.