Uma sequência que promete agitar os últimos capítulos de Pantanal é a da vingança de Alcides (Juliano Cazarré) contra Tenório (Murilo Benício). O jagunço acabou sendo estuprado violentamente pelo grileiro, que profundamente abalado, não descansará enquanto não matar o seu rival.
E nessa sequência, quem dará uma prova de valentia, amor e amizade pelo jagunço é Zaquieu (Silvero Pereira). O peão acompanhará o amigo em uma tocaia à beira do rio e após uma longa espera, Zaquieu tenta convencer o amigo a ir embora e voltar no outro dia, mas Alcides não pensa em partir enquanto não completar a sua vingança.
Até que, ao fim do dia, Tenório finalmente surge no rio, empurrando um barco para ir pescar. Assim, Alcides o derruba dentro da embarcação, mas o vilão não perde a pose e chega a ironizar o jagunço, questionando se ele “não se deu por satisfeito” após o estupro. “Eu voltei para acabar com a tua raça!”, responderá.
Veja também: Desfecho de José Leôncio em Pantanal é mudado de última hora após intervenção de ator: “Eu tirei”
Tenório percebe que Alcides está armado com uma zagaia e pede para que os dois lutem com as mãos, mas acabará sacando o seu revólver. É nesse momento que Zaquieu toma a frente e também saca o seu revólver, apontando para o grileiro e ameaçando disparar no seu primeiro movimento em falso. Tenório não se intimida, acaba atirando no peito do peão e ainda debocha da situação com comentários homofóbicos contra Zaquieu.
Alcides revida e em um golpe de mestre, atinge o inimigo com a zagaia. Ferido, Tenório será arrastado até o rio por uma sucuri e terá seu corpo devorado por piranhas. Zaquieu, no entanto, ainda conseguirá se recuperar do tiro.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.