Zaquiel (Silvero Pereira) acabará mudando completamente o seu estilo de vida ao deixar a cidade grande para se aventurar no interior do Mato Grosso do Sul nos próximos capítulos de Pantanal. Ao lado de Mariana (Selma Egrei), ele passará a morar na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira), onde lá virará peão, se tornará vítima de preconceito – pelo fato de ser gay – e ainda morrerá de amores por Alcides (Juliano Cazarré) na trama adaptada por Bruno Luperi.
E tudo isso acontecerá depois que Madeleine (Karine Teles) tiver morrido no acidente de avião, e a veterana vir a enfrentar depressão por estar se sentindo sozinha. Sendo assim, ela, então, tomará a decisão de ir atrás de Jove (Jesuíta Barbosa) e Irma (Camila Morgado) na fazenda, acompanhada do mordomo.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Ao chegarem lá, o personagem de Silvero Pereira já virará alvo dos peões do bioma, que ficarão sabendo sobre a sexualidade do mesmo. Porém, o assumido não se intimidará diante das ofensas e logo sairá em conflito com os homofóbicos, além de se aliar a comitiva.
Contudo, um acontecimento poderá mudar o rumo dessa história: a paixão platônica que ele sentirá por Alcides (Juliano Cazarré), este que, por sinal, não perderá a chance de também destilar os seus ataques contra o homossexual.
Veja também: Tenório é apunhalado pelas costas por Zé Leôncio, se enche de ódio e contrata jagunço para matá-lo
A trama, adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990. Nos papéis principais, a novela conta com Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, Irandhir Santos, Dira Paes, Karine Teles, Murilo Benício e Osmar Prado.