Renascer está se aproximando do seu grande final, e o público está ansioso para ver como a história de Mariana (Theresa Fonseca) será encerrada no remake da trama. Se o novo roteiro seguir a versão original exibida pela Globo em 1993, a trajetória da jovem terá um desfecho triste, marcado pela sua saída da fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira), sozinha, e após cometer um assassinato.
Na reta final do folhetim, Egídio (Vladimir Brichta) morre em uma emboscada e Mariana acaba sendo revelada como a responsável pelo assassinato. O crime é motivado pelo desejo dela de libertar de vez Inocêncio do seu grande inimigo.
Enquanto Mariana lida com as consequências das suas escolhas, Inocêncio também enfrenta seu próprio drama. Após ser alvo de um atentado, ele sobrevive, mas sua condição piora, resultando em uma paralisia que o deixa em uma cadeira de rodas. A situação de saúde do fazendeiro se agrava ainda mais quando ele sofre um acidente, caindo da sua cadeira de rodas a caminho da fazenda.
João Pedro (Juan Paiva), vendo o pai sofrer, decide ajudá-lo a encontrar a paz. Ele retira o facão do Jequitibá, que simbolizava a proteção do pai, e com isso, faz com que o protagonista parta de uma vez. Em seus últimos momentos, Inocêncio ainda pede perdão ao filho por tê-lo rejeitado por tanto tempo.
✔ Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Renascer
Após a morte de Inocêncio, Mariana, agora viúva e carregando a culpa pelo assassinato de Egídio, decide deixar a fazenda. Ela se despede de João Pedro e Sandra (Giullia Buscacio), desejando felicidades ao casal, apesar do seu amor pelo rapaz.
Sandra, embora tenha seus ressentimentos com a rival, reconhece que Mariana, no fundo, é uma boa pessoa, enquanto João Pedro tem a certeza de que Sandra é a mulher da sua vida e decide ficar com ela, enquanto Mariana vai embora sozinha, em busca de um novo recomeço na sua vida.