Irene (Glória Menezes) vai enfrentar momentos dolorosos na reta final de A Favorita, ao perder Gonçalo (Mauro Mendonça) e descobrir toda a verdade sobre Flora (Patrícia Pillar), inclusive, que a vilã foi a responsável pela morte do seu marido.
A idosa invadiu o apartamento de Flora atrás de provas que pudessem incriminá-la, quando a loira apareceu de surpresa e a obrigou a se esconder no banheiro. Foi nesse exato momento que ela ouviu a megera, em conversa com Silveirinha (Ary Fontoura), falar sobre seus crimes, e chegar a humilhá-la. “Não dá para acreditar nessa velha tapada. Ela me adora, Silveirinha. Dá para entender uma coisa dessa?”, debochou Flora.
A vilã ainda terá a cara de pau de aparecer na missa de sétimo dia de Gonçalo, deixando Irene furiosa. “Como é que você se atreve? Como é que você teve coragem de vim a missa do homem que você matou!”, dirá Irene. Flora, no entanto, se fará de desentendida, mas não intimidará a senhora: “Não adianta mais mentir, Flora! Já sei quem você é. Assassina! Sai da minha frente”.
Irene vai insistir e acabará contando a vilã como descobriu toda a sua farsa: “Eu ouvi você conversando com o Silveirinha, confessando que matou o meu filho e o meu marido”. Sem saída, Flora decide tirar a sua “máscara”. “A senhora é muito burra, dona Irene. Se acha muito inteligente só porque teve cultura, porque estudou no exterior. Mas no fundo, não passa de uma toupeira”, falará a megera, fazendo a idosa passar mal.
Irene terá final feliz com Copola
Apesar de todo esse sofrimento na reta final, Irene terá um desfecho feliz em A Favorita, ficando ao lado de Copola (Tarcísio Meira). Os dois, que foram namorados na juventude, finalmente vão se reaproximar e se entregar de vez ao amor na reta final da novela.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Favorita
Vale ressaltar que Tarcísio Meira e Glória Menezes, que interpretaram os dois personagens, foram casados na vida real, e assim como na ficção, os dois pombinhos também se conheceram ainda na juventude, tendo formado um dos casais mais famosos da televisão brasileira, pelo tempo que ficaram juntos. O ator, no entanto, veio a falecer no ano passado, aos 85 anos.