Em Triunfo do Amor, uma das grandes cenas da novela está prestes a acontecer. Trata-se da revelação de que Maria é filha de Vitória (Victória Ruffo). Como se sabe, a empresária perdeu Maria em um acidente no meio da rua e, desde esse dia, nunca mais a encontrou. O que ela não sabe é que Maria Desamparada (Maite Perroni) é a sua filha.
Durante uma visita a casa de Maria, Vitória começará a brigar com a mocinha, até que a esposa de Osvaldo (Osvaldo Rios) verá um crucifixo na casa dela. Ela estranhará, já que o objeto sagrado parece com o que ela deu ao padre João Paulo (Diego Olivera) no passado.
“Quem te deu esse crucifixo?”, perguntará Vitória, emocionada. “Quem te deu?”, prosseguira. “Meu pai”, responderá Maria. “Você quer dizer o padre João Paulo?”, indagara a veterana. “Sim, o padre João Paulo é o meu pai”, falará ela para o espanto da empresária que, enfim, descobrirá que Maria é sua filha perdida.
Desse modo Vitória mudará repentinamente com Maria. A mulher chamará a jovem de filha: “Você não tem direito de me chamar de filha”. Nesse momento, Vitória responderá: “Sim, tenho direito, porque eu sou sua mãe”, afirmará, deixando a mocinha chocada.