Após flagrar Serena (Priscila Fantin) aos beijos com Guto (Alexandre Barillari), Rafael (Eduardo Moscovis) terá uma briga séria com a índia e terminará o seu relacionamento com ela na reprise de Alma Gêmea, no Vale a Pena Ver de Novo. Sem sequer desconfiar que Cristina (Flávia Alessandra) está por trás de toda essa armação, ele acabará se tornando vítima de mais um plano dela ao ser dopado e levado para a cama. No dia seguinte, pensando que algo aconteceu entre os dois, o viúvo a surpreenderá com um pedido de casamento na trama de Walcyr Carrasco.
Acreditando que tirou a honra da megera, o protagonista cairá na lábia dela. Só para se ter uma ideia, a cínica se fará de boazinha ao sair de casa e deixá-lo com saudade. Depois, ele irá atrás dela para demonstrar arrependimento: “Passei o dia todo atormentado, com os sentimentos muito confusos. Eu nunca pensei que pudesse deixar a minha casa”, declarará o botânico.
Em seguida, a pilantra se fingirá de inocente e rebaterá: “Eu não poderia ficar lá depois do que houve entre nós. Seria uma situação fora dos padrões. Me transformaria em sua amante aos olhos dos outros, e o que é pior: aos meus próprios olhos”. “Hoje, quando cheguei, os empregados vieram me perguntar o que fazer, e eu percebi que aquela casa precisa de você. Comecei a pensar no meu futuro, agora que a esperança desse amor desapareceu…”, devolverá ele, dizendo ainda que não quer mais mergulhar na solidão.
“Quando a Luna se foi, eu fiquei muito só. Tinha até esquecido de como poderia ser uma vida a dois. Mas a Serena apareceu…”, continuará o mocinho, se mostrando decepcionado com a mestiça. “Rafael, por favor, não fale sobre a Serena!”, interromperá a víbora. “Me perdoe. O importante é que eu descobri que a solidão é horrível. E agora que tudo acabou, eu não quero mais ficar só”, reagirá o ricaço, que, nessa hora, a pedirá em casamento, fazendo-a aceitar e pular de alegria.