Bernardinho (Gabriel Fuentes) acabará sendo vítima de uma grande cilada durante a Guerra do Paraguai nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador. Isso, no entanto, fará com que o rapaz venha a ter uma morte trágica na trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Em cenas previstas para irem ao ar em breve, o público verá o filho de Lota (Paula Cohen) ser enviado para a guerrilha devido a uma armação de Tonico (Alexandre Nero). Com ele estará Samuel (Michel Gomes), que ficará responsável por fazer a vigilância no palácio do governo de Assunção ao lado de seu amigo, após as tropas brasileiras ocuparem a capital do Paraguai.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
Na ocasião, o protagonista chegará a suspeitar de que alguém esteja por perto dos dois, que logo se mostrarão assustados. Porém, nessa hora, o personagem de Gabriel Fuentes conseguirá render um soldado paraguaio pelas costas, o qual, na verdade, se trata de uma criança com um bigode pintado no rosto. “Está tudo bem, moleque. Não vou te fazer nenhum mal”, avisará Bernardinho.
Contudo, o que a dupla não imaginará é que tudo isso não passa de uma cilada. Só para se ter uma ideia, um soldado rival atacará o jovem pelas costas, mas o amado de Pilar (Gabriela Medvedovski) o matará e, na sequência, ajudará Bernardinho, que não sobreviverá. “Fala para minha mãe que eu lutei como um homem de verdade. E obrigado por acreditar em mim… Eu… Eu…”, falará ele, antes de perder sua vida.