Em Mulheres de Areia, ocorrerá o tão aguardado julgamento de Ruth (Gloria Pires), que se coloca em uma situação bastante complicada após assumir que foi a responsável pela morte de Wanderlei (Paulo Betti), que foi encontrado sem vida em um quarto de hotel. O problema é que a professora fez isso apenas para salvar Marcos (Guilherme Fontes), que era o principal suspeito do crime.
No decorrer do julgamento, Vilma (Denise Milfont) surgirá para confessar que foi ela quem matou Wanderlei, acertando o crápula com uma garrafada na cabeça. Assim, Ruth acabará sendo inocentada do crime.
Porém, a vitória de Ruth no tribunal deixará Virgílio (Raul Cortez) inconformado, uma vez que o ricaço contava que dessa vez conseguiria ver a derrota definitiva da mocinha, mas não foi isso que aconteceu.
Virgílio alerta Ruth
Em uma conversa com Ruth e Marcos logo após a absolvição, o veterano deixará escapar a sua surpresa com isso. “Ruth, eu vou ser franco. Cheguei a pensar que você seria condenada”, dirá ele. “Ao invés disso, foi absolvida por unanimidade”, rebaterá Marcos.
Veja também: resumo dos capítulos de Mulheres de Areia
“Eu sempre desconfiei que você era a Ruth. Mas você não está tão bem assim de situação. Você não pode ficar assim tão à vontade. Lembre-se que qualquer um pode te acusar de falsa identidade”, vai disparar Virgílio. “O senhor, por exemplo”, retrucará ela, de forma direta.
“Eu não, minha filha, mas o promotor talvez”, dirá o ricaço. “O César (Henri Pagnoncelli)?”, perguntará Ruth. “Também, porque não?”, falará ele “Eu não ia estranhar depois do que ele fez no julgamento”, suspeitará Ruth. “Que atitude feia do César. Foi uma surpresa, eu não sabia que ele estava trabalhando para a acusação. Vou falar com ele”, mentirá o crápula.