Reprisada nas tardes da Globo, Cabocla (2004) é um remake da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa produzida originalmente em 1979. Durante a produção da segunda versão, no entanto, o autor impôs uma proibição surpreendente aos atores da trama.
Baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, a obra foi adaptada por Benedito na fim da década de 1970 e levada ao ar no horário das seis, substituindo Memórias de Amor (1979). 25 anos depois, a trama voltou ao ar repaginada, novamente na faixa das 18h.
Coube à Edmara e Edilene Barbosa, filhas do novelista, adaptar o texto para a nova versão, que começou a ser produzida em novembro de 2003. Benedito, porém, se manteve presente e acompanhou tudo de perto, atuando como supervisor de texto.
Benedito Ruy Barbosa deu as ordens no remake de Cabocla
Na adaptacão do folhetim, as autoras incluíram novas cenas que foram vetadas na versão original da obra e, por causa disso, resolveram ter a supervisão do pai em todos os capítulos. Após analisarem os textos antigos de Benedito, as duas aprovavam cada capítulo diretamente com ele.
“O que estamos fazendo é pegando capítulo por capítulo e atualizando diálogos, crescendo a participação de alguns personagens, mexendo em cenas. Mas o enredo e a estrutura básica dos capítulos estão sendo mantidos. Como estamos conduzindo nosso trabalho em cima do que foi escrito por meu pai, ele tem nos deixado livres para criar, dentro da linha dele”, explicou Edmara no lançamento da novela.
Autor de Cabocla baixou proibição aos atores da novela
Acompanhando toda a produção do remake de Cabocla de perto, Benedito Ruy Barbosa não estava monitorando apenas as filhas. Na época, ele chegou a baixar uma proibição ao elenco, causando surpresa.
Quando é produzida a adaptação de uma novela já feita no passado, é comum que os atores assistam cenas da trama antiga para terem algum tipo de inspiração de como fazer o personagem. Nem todos fazem isso, mas é algo comum. Mas não na versão 2004 de Cabocla.
Na época da produção do remake, a coluna Zapping, da Folha de S. Paulo do dia 29 de abril de 2004, informou que o autor Benedito Ruy Barbosa proibiu o elenco de Cabocla de assistir a primeira versão da novela.
De acordo com as informações, o novelista não queria que nenhum dos atores fosse influenciado ao compor seu personagem.
Em reprise na faixa Edição Especial desde agosto, Cabocla é ambientada na fictícia Vila da Mata, no interior do Espírito Santo.