O documentário sobre o Caso Daniella Perez trouxe à tona muitos nomes sumidos da TV e, dentre eles, uma figura se destacou. Estamos falando de Maurício Mattar, considerado um dos grandes galãs da Globo até meados dos anos 2000.
Veja também – Fiasco total: Saiba qual novela precisou de pedido de desculpas ao público por ser tão ruim
O ator nunca mais foi visto em nenhum trabalho, porém se destacou nos últimos dias ao participar dos depoimentos da série Pacto Brutal, que retrata o assassinato da atriz que protagonizava a novela De Corpo e Alma, em 1993.
A última novela de Mattar foi na Record, onde ele viveu Jasper na fase de Jacó da novela Gênesis (2021). Mas antes disto, o galã era figura frequente na dramaturgia da emissora dos bispos. No ano de 2013, protagonizou um vexame em rede nacional ao participar de um extinto programa vespertino.
Ele estava participando da divulgação de Dona Xepa, onde vivia o personagem Júlio César. Ao se dirigir à plateia perguntando sobre a novela, o ator se surpreendeu porque ninguém do local sabia responder. Até hoje o momento virou um meme.
Veja também – Censura, segregação, humilhação e mais: Novos detalhes sobre racismo na Globo são expostos
Depois da vergonha que passou em rede social, Maurício Mattar passou um bom tempo longe das telinhas. Fez uma rápida participação em uma série da TV paga, mas passou cinco anos sem aparecer. O hiato se encerrou em 2018, na novela Jesus.
Também se destacou encarnando o Carlos Dominguez em Topíssima (2019), mas não voltou mais a aparecer na Globo. Foram 26 anos de estadia na emissora carioca, com todo esse tempo quase ininterruptamente estando em novelas.
Porém, de 2010 para cá, Mattar só tem ganhado destaque por conta de polêmicas. Uma das mais recentes ganhou destaque na mídia em janeiro do ano passado, quando a filha do ator surpreendeu ao revelar que queria manter distância do pai.
Veja também – Em 1995, Globo e Gilberto Braga se arrependeram de ter colocado novela no ar; saiba qual!
“Não faço questão alguma de tê-lo em minha vida (dia a dia) mais. Emocionalmente e psicologicamente, fico melhor com ele se mantendo longe”, tinha dito Petra Mattar, que se reconciliou com o pai em maio do mesmo ano.
Apesar de estar atualmente sem novos trabalhos, não há nenhuma chance de que ele volte a pisar os pés na empresa que o projetou nacionalmente. Isto porque, em 2011 ele expôs que foi cortado do elenco de Fina Estampa por estar “fora do peso”.
“[…] o Wolf Maya me ligou dizendo que não daria para eu fazer o papel porque ele queria um ator mais sarado, de corpo atlético”, contou ele na época, para o jornal Extra. Mattar não aceitou o corte, porque Aguinaldo Silva teria feito o personagem exclusivamente para ele.
Veja também – Terror dos militares, atriz foi demitida da Globo por motivo fútil e morreu em acidente suspeito
Maior parte da chateação do ator também ocorreu pelo fato de que, devido a oportunidade na novela das nove, ele rejeitou outros convites: “Estava escalado e reservado pelo Roberto Talma para fazer o remake de ’O astro‘. Se eu não fizesse essa novela, estaria na trama do Miguel Falabella”.
“Preciso de liberdade artística, não posso ser exclusivo da Rede Globo. Quero ficar livre para voar como um passarinho. Já que eu não vou gravar novela nenhuma, na semana seguinte, eu já estou em todas as emissoras. Não me interessa ser funcionário da Globo”, continuou.
Semanas depois das declarações à imprensa, ele voltou atrás da decisão de deixar a Globo. Mas já era tarde demais. Quando o contrato encerrou no mês de julho de 2011, Maurício Mattar foi comunicado de que o acordo não seria mais renovado. Em seguida, o ator passou a integrar a lista dos vetados da Globo e não saiu dessa lista até hoje.
Veja também – Frustrado com fiasco colossal, autor pediu demissão com novela no ar e esbravejou: “Nunca mais”
É fato que Maurício Mattar não tem mais o mesmo destaque que tinha há alguns anos atrás. Surgiram inclusive notícias de que ele havia morrido, devido o fato de estar tão sumido. Na ocasião, o ator fez graça da situação.
Em 2019, ele sofreu um infarto e compartilhou com fãs o dilema de ser um paciente com hipertensão, precisando mudar seus hábitos de vida. Atualmente, Mattar tem quase 60 anos de idade e costuma fazer o possível para manter um contato frequente com seu público através de um perfil numa rede social, onde tem mais de 1 milhão de seguidores.