Atualmente sendo exibida em edição especial nas tardes da Globo, O Cravo e a Rosa foi escrita por Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, com transmissão original entre 26 de junho de 2000 e 9 de março de 2001.
Veja também – Gravidez, roubo e falência: Quatro bombas reservadas para o final de O Cravo e a Rosa
É uma novela que tem em seu elenco nomes como Adriana Esteves, Eduardo Moscovis, Ney Latorraca, Luís Melo, Tássia Camargo, Leandra Leal, Rodrigo Faro, Ângelo Antônio e dentre outros talentos conhecidos.
Porém, existe uma história que quase ninguém sabe e que aconteceu nos momentos que antecederam as preparações de elenco da novela, envolvendo uma atriz renomada e bastante respeitada há anos por meados da emissora carioca.
Esta atriz se chama Elizabeth Savalla, que estava recentemente no ar em Quanto Mais Vida, Melhor. Ela fez longa preparação para assumir o papel da Dra. Hildegard. A personagem inclusive foi escrita completamente para ela.
Veja também – Frustrado após rejeição, ator que fez Januário em O Cravo e a Rosa passou 10 anos longe de TV
Inicialmente, sua personagem seria a Iaiá. Se trata de uma médica que se envolveria com Cornélio (Ney Latorraca) e causaria maior escândalo pelo desenrolar do romance. No entanto, a sinopse de O Cravo e a Rosa precisou de sofrer algumas adaptações.
Dentre estas mudanças, a novela acabou retirando personagens e incluindo alguns novos. A Dra. Hildegard foi acrescentada e readaptada para Elizabeth Savalla. A atriz adaptou sua agenda para participar das gravações e esteve até mesmo na prova de figurino.
A questão é que algo aconteceu nos bastidores em que fez com que a atriz perdesse o papel. Ela estaria bastante animada para a parceria com Walcyr Carrasco, o que acabou não se concretizando neste troca-troca em que desfavoreceu a veterana.
Veja também – Rejeição? Jornalista Serafim em O Cravo e a Rosa, ator nunca mais emplacou em novelas
Ela nunca comentou o assunto, mas quem acabou se dando bem foi a atriz Lúcia Alves. Existem várias matérias publicadas por jornais da época em que a novela foi exibida, relatando esta participação de Savalla em O Cravo e a Rosa que nunca aconteceu.
Não há ideia do que foi dito para que a atriz perdesse o papel, mas pelo jeito foi algo bem grandioso. Com o boicote, restou a Savalla se contentar num papel apagado em uma novela que foi um fiasco: A Padroeira, que assim como O Cravo e a Rosa também esteve indo ao ar na faixa das seis.
Há mais concorrência entre atrizes do que atores ou entre os gêneros! O fato mais evidente foi a Beatriz Segal, que será lembrada pela sua interpretação como Odete Roitmann, mas a deixaram depois como telespectadora, para que a atriz que interpretou a Fátima e foi antagonista da Odete, se “destacasse” na carreira deixando de ser conhecida como a “ex” de Fábio Junior!