Salustiano (Alexandre Zacchia), o verdadeiro autor da morte de Ambrósio (Roberto Bomfim), reaparecerá nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador. Responsável por atirar acidentalmente no coronel, o homem surgirá novamente na novela como beato e ainda como a única pessoa que pode livrar Samuel (Michel Gomes) da cadeia na trama inédita de Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Na ocasião, o público verá o jagunço no interior da Bahia vestido de religioso, utilizando uma túnica branca, carregando uma cruz nas costas e com dificuldades para caminhar devido a idade já avançada. “Nossa Senhora está com você, tenha fé e seu filho ficará bem. Reze três Ave-Marias por nove dias”, falará ele a uma mulher. “Salve o beato Salustiano”, celebrará a devota a outros fiéis. “Salve”, reagirão as demais pessoas ali presentes.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador
No mais, vale lembrar que, no primeiro capítulo, o personagem de Alexandre Zacchia saiu em defesa do pai de Tonico (Alexandre Nero) contra Jorge/Samuel, que chegou a invadir a fazenda do patriarca juntamente com os malês a fim de libertar os escravos. Nisso, Salustiano reagiu ao tentar atirar contra eles, mas mirou errado e acertou no patrão, o qual veio imediatamente à óbito.
Depois disso, o engenheiro, então, se evadiu do local, fazendo com que Salustiano dissesse ao político corrupto que seu meio-irmão foi o responsável por matar Ambrósio. A partir daí, uma verdadeira caçada ao protagonista se iniciou. As cenas da volta do assassino serão exibidas em breve na sua novela das seis.