Para relembrar os áureos anos 90, duas grandes cidades cenográficas foram criadas para Verão 90, próxima novela das sete da Globo, que estreia no ia 29.
Tudo foi feito “a fim de transportar o público para o clima de descontração dos anos 1990, através de lugares que marcaram aquela época”, segundo a dupla de cenógrafos José Claudio e Eliane Heringer, que definiram o conceito da cidade cenográfica da trama construída nos Estúdios Globo.
E acrescentaram: “Temos a galeria que é um centro comercial com 19 lojas nos moldes das existentes nos bairros, na época. Muitos desses locais, inclusive, existem ainda hoje”, ressaltam eles, sobre os bares e restaurantes inspirados nos ícones do Baixo Leblon daquela década.
“O maior desafio é reproduzir um passado recente que ainda está muito na lembrança das pessoas. Como não estamos reproduzindo um ano específico e sim um período de uma década, isso nos dá um pouco mais de flexibilidade”, conta Eliane.
“Garimpamos muitos objetos em brechós e temos uma lembrança viva daquela época, que não é tão distante, mas que mudou muito em termos de tendência”, lembra Eliane, responsável pela cenografia de interiores da novela da Globo.
+ O Tempo Não Para: Ex-BBB, Matheus Lisboa entra na novela para matar Marocas
Há 35 anos na emissora carioca, a dupla José Claudio e Eliane Heringer mantém uma parceria de longa data com o diretor Jorge Fernando. Juntos fizeram, nos anos 1990, as novelas Rainha da Sucata, Vamp, Vira Lata e A Próxima Vítima.
E comentaram: “É muito bacana essa oportunidade de trabalhar numa novela da década de 1990 em que algumas das referências são nossos próprios projetos, novelas antigas e que fizemos juntos com o Jorge”, celebram. Veja abaixo algumas das fotos das cidades cenográficas de Verão 90: