Bem no início de Verão 90, novela exibida no horário das 19h da Globo, João foi acusado injustamente de matar Nicole (Bárbara França). Tudo não passou de uma armação de Jerônimo (Jesuíta Barbosa) pra livrar a cara de Quinzinho (Caio Paduan), que viu a sua ex-amante morrer acidentalmente durante uma discussão com ele. Com o testemunho falso de Vanessa (Camila Queiroz), foi dado como certo o crime por parte do rapaz pelo fato de seu tipo sanguíneo ter sido o mesmo encontrado na unha da vítima. Tudo mudará, no entanto, quando ele descobrir a existência do exame de DNA.
Enquanto estiver assistindo o Jornal da Globo, João verá a história de um homem que teve seu código genético identificado no corpo de uma vítima de estupro. De acordo com o site Notícias da TV, será mostrada na novela uma reportagem real usada na época, quando William Bonner noticiou que o teste foi usado pela primeira vez para identificar um criminoso no Brasil.
Ele reagirá empolgado à novidade e contará tudo para Janaína (Dira Paes). “Você ouviu isso?! Exame genético, usando DNA! Mãe, agora eu tenho uma chance de provar que eu sou inocente!”, comentará. “Exame do código genético? Como isso pode te inocentar, meu filho?”, perguntará a mulher, leiga no assunto.
“Mãe, o sangue encontrado nas unhas da Nicole era do mesmo tipo do meu, lembra? Mas agora, com esse exame novo, eu vou poder provar que o sangue não era meu. Porque mesmo sendo B negativo, não tem o meu DNA, entende?!“, explicará João. “Será que isso funciona mesmo, filho? Parece mais ficção científica… Nunca ouvi falar desse exame”, responderá ela.
Veja também – A Dona do Pedaço: Maria da Paz descobre que Amadeu é casado e fica em choque
“Porque é um exame novo! Mas um crime, aqui no Brasil, já foi solucionado usando esse exame de código genético. É a minha chance!”, dirá ele. “Vamos falar com a doutora Giovana [Tarciana Saad]. Tenho certeza que vou sair dessa inocentado, e o assassino da Nicole finalmente vai pagar pelo que fez”, prosseguirá o rapaz, que procurará a advogada.
Uma semana depois, a profissional procurará João para enfim lhe dar a boa noticia. “Doutora Giovana! E aí? Tem novidade?“, perguntará o personagem de Rafael Vitti, apreensivo. “Tenho, João, e fiz questão de vir falar pessoalmente”, responderá ela. “Pelo amor de Deus, doutora! É o que eu tô pensando?”, questionará o rapaz.
“Você tá livre, João! Você foi inocentado! O DNA do sangue encontrado não é o seu. O que prova que você não teve nada a ver com a morte da Nicole Ferraz”, anunciará a advogada. “Graças ao meu São Jorge! Obrigada! Você tá livre, meu filho!”, comemorará a mulher. “Eu consegui, mãe! Eu consegui!”, concluirá João.
Verão 90: Resumo dos próximos capítulos