O atentado que Zé Lucas (Irandhir Santos) sofrerá do capanga contratado por Tenório (Murilo Benício) para matar José Leôncio (Marcos Palmeira) e sua família fará com que o rapaz seja salvo pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que, por sua vez, não perderá a oportunidade de fazer uma proposta tentadora ao neto em Pantanal.
Baleado enquanto andava a cavalo, o meio-irmão de Tadeu (José Loreto) cairá no chão e desmaiará, fazendo com que ele fique à beira da morte. Porém, quis o destino que o guardião do bioma aparecesse para livrá-lo do pior. Na ocasião, o veterano o levará até a tapera a fim de curá-lo, sendo que, quando o caminhoneiro estiver se sentindo melhor, confessará ao avô que deseja ficar para sempre ao lado dele para aprender sobre os segredos da mata.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
“Então por que não fica?”, indagará o personagem de Osmar Prado. “Causa que deve de tá todo mundo preocupado atrás de mim. E eu já me sinto bem…”, confessará o peão, que, na sequência, vai querer saber quem atirou nele. Contudo, o velho informará que não pode falar. “Nem se eu ficar?”, insistirá o matuto.
Será, então, nessa hora que o Velho do Rio o surpreenderá ao falar que, caso o neto fique, lhe contará tudo o que é de segredo. “Como assim… O segredo de tudo?!”, perguntará Lucas, curioso. “Da vida… Das coisas que foram e das que ainda vão ser. Você vai entender o princípio e o fim de tudo… Como eu entendi um dia”, responderá o pai de Leôncio, instigando ele a permanecer por lá.