A aparição do Velho do Rio (Osmar Prado) para Juma (Alanis Guillen) será regrada de uma revelação acerca do real motivo que causará a morte de Roberto (Cauê Campos) em Pantanal. Na ocasião, o guardião do bioma contará que a tragédia ocorreu devido a uma lei do retorno voltada a Tenório (Murilo Benício), que contratará um capanga para matar Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e a família dele na trama adaptada por Bruno Luperi.
Tudo começará quando a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) estiver pensando sobre a morte do rapaz, já que não acredita que uma sucuri tenha tirado a vida dele. Na verdade, foi o próprio capanga do vilão que o matou afogado. Será, portanto, nessa hora que a entidade surgirá para contar à protagonista que ele não morreu devorado pela cobra, já que o animal era o velho.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
“Causa que a lei do retorno não falha… Ela é mais forte que a minha vontade ou a sua… É mais forte do que todos nós”, explicará o avô de Jove (Jesuíta Barbosa), ao dizer ainda que fez de tudo para salvá-lo, mas que não obteve sucesso.
Entretanto, a personagem de Alanis Guillen afirmará que era para ter sido o marido de Bruaca (Isabel Teixeira) a ser atingido no lugar do filho, mas o veterano logo confessará: “O maldito vai ter que carregar esse fardo nas costas dele… E só vai embora dessa terra depois que tiver pagado todos seus pecado!”. As cenas vão ao ar somente no final de agosto.