Em Pantanal, novela das 21h da Globo, o Velho do Rio (Osmar Prado) finalmente vai aparecer para Tadeu (José Loreto). A cena será uma das mais emocionantes da trama. Na ocasião, o homem que vira sucuri, a maior de todas elas, dirá ao jovem que ele é seu “neto do coração” no folhetim adaptado por Bruno Luperi.
Tudo começa quando o peão decide abandonar a fazenda após descobrir que não é filho de sangue de Zé Leôncio (Marcos Palmeira). Arrasado, ele pegará seu cavalo e partirá sem destino. No entanto, no meio do caminho, o Velho do Rio aparecerá para ele e os dois terão uma linda conversa.
“Eu ouvi ele [Zé Leôncio] conversando mais a mãe na cozinha. Eu ouvi também quando a mãe disse que o senhor falou pra Juma [Alanis Guillen] que eu não sou seu neto”, falará o Tadeu. “Eu tava falando de sangue, não de ‘amor’. Claro que ‘ocê’ é meu neto!”, rebaterá o Velho.
“Mas como é que eu posso ser seu neto, se eu não sou ‘fio’ dele?”, perguntará o jovem. “E quem é que falou que ‘ocê’ não é ‘fio’ dele?”, insistirá o veterano. “Eu não tenho o mesmo sangue dele, ‘véio’. Sou ‘fio’ de ‘muié’ de currutela, que nem sabe quem é meu pai”, rebaterá o peão.
TADEU, NETO DO AMOR
Depois disso, o Velho do Rio insistirá sobre ele ser seu neto do coração. “Eu já te falei e repito: não tou falando de sangue, tou falando de amor! Eu ouvi ‘ocê’ tocando o seu berrante, se despedindo dele. Aí que eu vi que ‘ocê’ é meu neto, sim, porque é só eu que toco o berrante daquele jeito”, responderá. “‘Ocê’ não podia ter arranjado um pai ‘mió’ nessa vida”, completará o experiente, se referindo a Zé Leôncio.
Logo depois, o velho pedirá ao neto que vá até sua casa contar ao pai acerca da conversa que os dois tiveram. Emocionado, o personagem de José Loreto assim o fará.
“Ele me falou que eu sou neto dele, pai. Que eu sou neto do amor”, dirá o rapaz, sorridente. “Você sempre foi meu filho, desde ‘titico’, desde moleque”, responderá Leôncio, dando um abraço apertado no herdeiro, em cenas que vão ao ar em breve.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.
Convidando a todos a conhecer nosso pantanal desde Miranda Bonito e corumba. Venha conhecer nossas culturas pantaneiras a culinária e nossos costumes