O SBT deve a sua dramaturgia boa parte de seu prestígio. Desde Carrossel, imprime uma identidade que, ao longo dos anos, é comprovada com os investimentos constantes em produções para o público infantil. Com uma breve pausa devido a pandemia, logo mais estreará mais um título para este público.
Veja também – Descubra quais são as três novelas proibidas de serem reprisadas pelo SBT
A continuação de As Aventuras de Poliana, prevista para estrear em 2022, é a prova de que o SBT enxerga nas crianças um bom caminho para obter uma audiência expressiva e pela qual, não tão raramente, significa consolidar a vice-liderança nacional na preferência dos telespectadores. Mas, há os casos em que a situação não foi tão afável assim. Veja os exemplos:
Lupita
Em 1985, o SBT tentou reviver os bons índices de sua primeira novela infantil de sucesso, Chispita (1984). Porém, se viu em desespero ao exibir Lupita e ver toda a média adquirida com a exibição de Viviana, em Busca do Amor ir por água abaixo. Lupita foi ao fundo do poço e atingia diariamente índices irrisórios, finalizando com 3.94 pontos de média.
Veja também – Quatro novelas de sucesso que o SBT (estranhamente) nunca quis reprisar
Angelito
Esta novela faz parte das primeiras exibidas pelo SBT, quando o canal ainda se chamava TVS. Importada da Venezuela, Angelito conta a história do pobre garoto que, após a morte do pai, teve de enfrentar dias difíceis e ser acolhido pela caridade da Mamãe Chepa. Com meta de reverter o fracasso de Lupita, o SBT acabou de destruir sua audiência de vez. A média geral de Angelito foi de 3.25, um fiasco completo.
Veja também – Morte e sumiço de corpo: atriz de Marimar foi assassinada e revelação do crime chocou o México
Chiquititas 2008
Em matéria de saturar e desgastar a imagem de seus produtos, Silvio Santos é um especialista. A audiência de Chiquititas 2008 é uma prova disso. A temporada da novela prometia manter o público fiel da novelinha mexicana escrita por Cris Morena. No entanto, quando o folhetim foi ao ar, o público estava exausto e rejeitou a novela. Em 13 de maio de 2008, a novela atingiu sua pior audiência: apenas 2 pontos. Fechou com média geral de 4.38 pontos, o que nem de longe parecia com sua meta inicial que era de 8 pontos.
Veja também – O SBT que se cuide: as três vezes em que a Televisa fechou acordos com a concorrência