Com medo dos superpoderes que seu filho com Irma (Camila Morgado) herdará do cramulhão, Trindade (Gabriel Sater) decidirá abandonar a amada ainda grávida e, assim, ir embora do Pantanal para sempre na trama adaptada por Bruno Luperi. Dessa forma, o homem sairá bem cedo da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) sem avisar nada para ninguém.
Na ocasião, ele pegará o cavalo e partirá para a beira do rio, onde lá abandonará o animal sozinho e o soltará em direção a fazenda. Em seguida, Eugênio (Almir Sater) vai aparecer e falar que o cavalo é mais inteligente que os humanos, pois sempre sabe o caminho para voltar para casa. “Deve ser bom ter um lugar para poder voltar”, comentará Trindade, na sequência.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Entretanto, nessa hora, o personagem de Gabriel Sater chegará a solicitar ao chanaleiro que ele o leve para um lugar qualquer, mas o veterano afirmará que todos têm um destino. Porém, o endemoniado rebaterá ao dizer que o seu foi totalmente perdido quando fez pacto com o capiroto, alegando que sua vida agora é como as águas de um rio, ou seja, sempre indo para frente e deixando para trás o que passou.
Depois disso, ambos seguirão viagem na chalana, sendo que, no meio do caminho, Eugênio fará questão de saber mais sobre o pacto dele com o cão, fazendo, então, com que o peão questione se ele também deseja se aliar ao mal, mas o chanaleiro dirá que não e logo proporá uma última batalha de violas antes de Trindade sumir de vez.