Contratado por Tenório (Murilo Benício) para assassinar José Leôncio (Marcos Palmeira) e sua família, bem como Alcides (Juliano Cazarré) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira), Solano (Rafael Sieg) chegará ao Pantanal nos próximos capítulos com esse propósito. A princípio, ele será visto como um homem simples e que está em busca de emprego na trama adaptada por Bruno Luperi.
Na ocasião, o pistoleiro conhecerá Eugênio (Almir Sater), que fará questão de ligar o sinal de alerta em relação ao homem. Em seguida, o matador chegará a dizer que soube que um fazendeiro da região se encontraria a fim de contratar um peão para trabalhar em sua fazenda. Será, portanto, nessa hora que ele se dirigirá até as terras de Tenório e será admitido no emprego.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Porém, o que ninguém imagina é que Solano aceite fazer os serviços sujos do vilão. Só para se ter uma ideia, ele atirará em José Lucas (Irandhir Santos) e o deixará entre a vida e a morte. Na sequência, o capanga fará uma nova vítima, dessa vez, fatal: trata-se de Roberto (Cauê Campos), que será morto afogado, quando estiver passeando de barco, depois de ter flagrado Solano armado e desconfiar que ele tenha algo a ver com a morte de Roberto.
Feito isso, o personagem de Rafael Sieg inventará que o jovem foi puxado por uma sucuri para o fundo do mar e não resistiu, fato este que fará com que o amante de Zuleica (Aline Borges) mande o pistoleiro matar todas as cobras que avistar na região com o objetivo de saber qual delas engoliu seu filho.