O investimento para que um produto de dramaturgia fique pronto é algo estrondoso. Certamente, a Globo deve a seu setor dramatúrgico boa parte dos adjetivos que recebe de “poderosa”, porque a audiência é apenas a ponta do iceberg de toda uma estrutura consolidada há anos em nosso país pela família Marinho. Mas, como algo comum em qualquer empresa, há uma certa preocupação em deslizes.
Assim, em meio aos investimentos são colocadas certas formas de precaução pelas quais, no que se refere a dramaturgia, tem uma que é bem recorrente: as gravações normalmente acontecem com uma certa frente de trabalhos. Isto ficou nítido na pandemia, porque quando o distanciamento social começou as novelas logo tiveram que sair do ar. Foi o caso de Amor de Mãe, que no início da pandemia estava próxima de sua reta final e teve que parar a história no meio.
Esta pausa causou um atraso na fila de novelas da faixa e, como ainda não nos livramos 100% da pandemia, a situação fez com que a emissora carioca repensasse seus planejamentos com algo diferenciado para evitar que uma novela saísse do ar no meio de sua exibição. Um Lugar Ao Sol, próxima novela das nove, será inédita e terá um diferencial: quando for exibida, estará 100% gravada. Veja alguns casos semelhantes de novelas de sucesso exibidas com as gravações concluídas:
Escrava Mãe (2015)
Em meados de 2014 quando foram iniciadas as gravações, Escrava Mãe esteve sendo anunciada pela Record com pompa. Era uma continuidade a Escrava Isaura, novela da mesma emissora que fez bastante sucesso e que, portanto, estava sendo o motivo crucial para que fossem apostadas todas as fichas de que a audiência seria tão boa quanto. Assim, a Record ficou adiando a estreia e evitando o embate contra Totalmente Demais, a qual estava dando certo na Globo, o que fez com que a trama ficasse na geladeira e fosse exibida muito depois do fim de suas gravações.
Pérola Negra (1997)
Com médias na faixa dos 17 pontos, o SBT tem muito bem o que falar de Pérola Negra. A trama faz parte do longo histórico de gravações antecipadas do canal, o que inclusive o beneficiou em relação a Globo quando a pandemia começou, porque a exibição de As Aventuras de Poliana seguiu normalmente e a novela se encerrou sem precisar de ser interrompida, porque suas gravações já estavam concluídas há meses. Porém, no caso de Pérola Negra, Silvio Santos foi audacioso e apostou em uma novela mexicana muito conhecida, Maria do Bairro, para ser transmitida no lugar de Pérola, que iria ao ar normalmente, com as gravações em andamento. Com as mudanças de planos, Pérola Negra continuou sendo gravada, o que permitiu sua exibição com todos os capítulos finalizados.
Pacto de Sangue (1989)
Estrelando Sandra Annenberg, Pacto de Sangue foi um caso de novela que, assim como Um Lugar ao Sol, foi uma aposta da Globo com as gravações concluídas. Porém, esta situação não se repetiu porque apesar de ter uma relevante audiência de 41 pontos, para a época isto não era suficiente. Seu sucesso tinha que ser estrondoso, o que não foi o caso de Pacto de Sangue.