Nos próximos capítulos da Edição Especial de Cabocla, o público será surpreendido por uma perda trágica e emocionante: a morte de Tomé (Eriberto Leão). A cena, que marcou a exibição original de 2004, está prevista para ir ao ar entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2025 na reprise da novela.
A tragédia começa com uma discussão acalorada na venda de Zaqueu (Alexandre Rodrigues) entre Desidério (Paulo Vespúcio) e Tobias (Malvino Salvador). Embriagado, o jagunço provoca Tobias sem parar, tentando tirar o peão do sério. Preocupado em evitar que a situação piore, Tomé tenta intervir, afastando o amigo da briga. Mas tudo foge do controle quando Desidério revela que foi o responsável pela surra brutal que quase matou Felício (Sebastião Vasconcelos).
A revelação acende a fúria de Tobias, que promete se vingar do jagunço. Tomé, também indignado, resolve agir por conta própria. Ele empurra o amigo para longe e decide enfrentar Desidério sozinho e fora da venda. Durante o confronto, Desidério saca uma arma, e de forma covarde, atira em Tomé, que estará desarmado e não consegue se defender.
Recém-casada com Tomé, Tina (Maria Flor) presencia o marido gravemente ferido e corre para ajudá-lo. Tomé, no entanto, morre em seus braços, deixando a jovem devastada. Em seus últimos instantes, ele pede perdão à esposa, enquanto Tina implora para que ele resista.
“Tomé, fala comigo! Pelo amor de Deus, não morre! Você não pode morrer! Eu te amo muito, não faz isso comigo, pelo amor de Deus!”, clamará Tina, protagonizando uma das cenas mais emocionantes da novela.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Após o assassinato, Desidério foge, mas logo é capturado pela polícia. Momentos depois, já na reta final da trama, é revelado que o verdadeiro mandante da surra em Felício foi o Capitão Macário (Oscar Magrini).