Em Pantanal, exibida pela Globo no horário das 21h, Trindade (Gabriel Sater) é um dos personagens mais misteriosos. Após engravidar Irma (Camila Morgado), o forasteiro sumiu no mundo sem deixar rastro. No entanto, ele retornará no dia do parto do filho.
Prestes a dar à luz, Irma sofrerá bastante, pois não conseguirá ter forças para fazer o bebê nascer durante as contrações. Preocupado com a saúde da mulher, que chegará a desmaiar, Zé Leôncio cogitará levá-la para cidade em seu jatinho. Mas, antes disso, o inesperado acabará acontecendo na história.
Isso porque Trindade reaparecerá quando Irma estiver sozinha no quarto e realizará o parto do próprio filho. “Ele está vivo? E não está chorando por quê?“, questionará ela. “Esse capetinha tem mais vida que eu e ‘ocê’. Ele num tem mais motivo nenhum pra chorá… Eu cortei o laço que prendia a vida da gente…“, dirá o peão. “E vô carregá comigo a nossa promessa”, concluirá ele, entregando o filho para Irma.
Em seguida, Trindade sairá da fazenda de Zé Leôncio sem ser notado e vai se despedir de Eugênio (Almir Sater) para sempre. “Eu tô pendurâno a minha viola. Essa viola vai tê mais serventia nas suas mão do que teve nas minha”, falará ele, entregando o instrumento.
Veja também – Em surto, Tenório sequestra Alcides e Bruaca, tortura o peão e fala algo que ninguém imaginava: “não serviu para nada”
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.