Em Pantanal, Jove (Jesuíta Barbosa) terá um grande desafio pela frente. Isso porque, nos próximos capítulos da novela das 21h, Zé Leôncio (Marcos Palmeira) promoverá uma disputa entre os três filhos e o vencedor herdará a cela que era do velho Joventino (Irandhir Santos). Sem experiência, Jove ficará bastante preocupado e receberá uma proposta tenebrosa de Trindade (Gabriel Sater).
Quando Jove retornou ao Pantanal, depois de mais de 20 anos, José Leôncio ofereceu a ele a cela que era do seu avô. No entanto, o rapaz alegou que não sabia montar em um cavalo e recusou o presente. Desde então, a cela ficou guardada na fazenda esperando um “herdeiro” a altura.
Acontece que em breve Jove começará a se interessar pelas coisas do pai e decidirá se tornar um peão de verdade. Além disso, com a chegada de um novo irmão, o José Lucas de Nada, ele terá que dividir a atenção do pai.
Diante dessa situação, José Leôncio ficará na dúvida sobre quem deve herdar a cela. Durante uma cerimônia em homenagem ao finado Joventino, o peão anunciará que seus três filhos deverão disputar entre si a cela que foi de seu pai. Jove, na ocasião, se sentirá frustrado por acreditar que não terá condições de vencer Tadeu (José Loreto) e José Lucas. A essa altura da trama, vale destacar, Jove e Juma estarão separados após a Marruá não se adaptar a fazenda e voltar a morar na tapera.
Durante uma conversa, Trindade aconselhará Jove a fazer um pacto com o diabo para vencer a disputa e ainda recuperar Juma. “Você pode ganhar essa carreira se você quiser”, garantirá o homem misterioso. “De que jeito?”, perguntará Jove. “Faz um trato com o diabo, como eu fiz. Só ele pra te ajudar a vencer essa disputa”, responderá Trindade.
Pantanal, trama adaptada por Bruno Luperi, foi escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e exibida na extinta Rede Manchete em 1990.