O Sétimo Guardião está envolvida em polêmicas até o pescoço mesmo antes de estrear na TV, em novembro do ano passado. Para quem não se lembra, o autor ‘oficial’ da novela, Aguinaldo Silva, foi acusado de plágio por ter supostamente se apropriado da sinopse da trama criada por seus alunos, durante um curso masterclass.
Agora, a novela do horário mais nobre da Globo entrou em outra polêmica, também envolvendo plágio. É que Barbara da Cunha Coelho Rastelli, autora do livro ‘As Muralhas da Vida Eterna: Uma Metáfora Sobre o Tempo’, entrou com uma ação contra a novela.
Barbara afirma que sua história foi plagiada não só na sinopse, como também em trechos do que foi criado. A saber, a ação judicial exige que a produção da TV Globo saia imediatamente do ar, como informou o colunista Ricardo Feltrin, do Uol.
Veja também: Autora da supersérie Os Dias Eram Assim prepara sinopse de novela para a Globo; saiba detalhes
Além disso, o processo ainda pede que uma perícia seja feita para comparar as duas obras e uma análise do quanto a platinada já faturou com o produto, para um possível ressarcimento. R$150 mil por danos morais também estão entre os itens.
A ‘prova do crime’ pode estar em 2016, quando o livro de Barbara foi enviado à Globo e o comprovante disto está guardado como uma das provas da ação. Procurados pelo jornalista, a emissora e Aguinaldo não se manifestaram até o momento.
Abaixo, podemos ver na foto o aluno que acusa Aguinaldo de plagiar a obra da qual ele foi um dos criadores, junto com outros vários colegas da masterclass.