O multiverso de Gloria Perez está à todo vapor. A autora resolveu colocar em Travessia alguns personagens de uma outra novela de sua autoria, Salve Jorge. Helô (Giovanna Antonelli), Stenio (Alexandre Nero) e Creuza (Luci Pereira) estão de volta na nova novela das nove.
Veja também – Adeus doloroso: Criadora de Malhação começou carreira catando lixo e teve fim inesperado
O eixo central deste núcleo continua sendo a relação conflituosa entre Helô e Stenio. Eles não se bicam e parte disto tem a ver com os desencontros entre a vida profissional dos dois. Enquanto Helô trabalha pela lei e se esforça para prender figuras maldosas da sociedade, Stenio é um advogado especialista em soltar justamente estas figuras.
Em meio a esta troca de farpas, Creuza serve de conselheira e precisa ser isenta, uma vez que deve agradar os dois. Em Travessia, Leonor (Vanessa Giácomo) chega para formar um triângulo amoroso.
Esta troca de personagens entre as novelas se chama crossover, mas não é novidade. Isto acontece desde os primórdios da TV brasileira e aproveitaremos para relembrar alguns dos crossovers mais conhecidos. Acompanhe:
América + Salve Jorge
Outro caso de personagens do “multiverso” de Gloria Perez que apareceram em mais de uma novela foi a fofoqueira Diva. Interpretada pela consagrada veterana Neuza Borges, a personagem esteve primeiramente em América (2005).
Depois, em Salve Jorge (2012), Perez resolveu resgatá-la e a fofocaria continuou rolando à solta. Afinal, Diva era a típica vizinha que sabe de tudo, pois está com os olhos atentos à todas as movimentações da rua.
Veja também – Mancha na história das novelas, escândalo entre atores chocou pela baixaria: “Velho broxa e gagá”
Betto Rockfeller + Nino, o Italianinho
Antes da Globo se tornar esta hegemonia em teledramaturgia nacional, a TV Tupi dominava o mercado e trouxe um dos primeiros crossovers conhecidos de novelas. Uma cena serviu para duas novelas ao mesmo tempo, pois os personagens das tramas interagiam entre si.
Trata-se do primeiro crossover que se tem conhecimento em uma novela. Aconteceu em 1969, entre Betto Rockfeller e Nino, o Italianinho. A cena foi ao ar no mesmo dia em ambas as tramas e mostrava Lu (Débora Duarte), da novela Betto Rockfeller, se consultando com a mesma cartomante que Heloísa (Aracy Balabanian), da novela Nino, o Italianinho.
Veja também – Frustrado com fiasco colossal, autor pediu demissão com novela no ar e esbravejou: “Nunca mais”
Bom Sucesso + Totalmente Demais
Duas experiências exitosas de novelas das sete da Globo, a protagonista e uma coadjuvante de Totalmente Demais (2015) estiveram em Bom Sucesso (2019). As personagens de Totalmente Demais, Eliza (Marina Ruy Barbosa), Danielle (Fernanda Motta) e Natasha (Lavínia Vlasak), aparecem em Bom Sucesso.
Totalmente Demais + Haja Coração
Também nessa pegada de “passagem de bastão”, uma personagem da novela sucessora de Totalmente Demais também fez uma participação no capítulo final. Fedora (Tatá Werneck), patricinha de Haja Coração (2016), aparece na cena querendo ser capa da revista TD+.
Ela aborda Carol (Juliana Paes) e descobre que a mulher não é mais editora-chefe da revista. Arthur (Fábio Assunção) tenta explicar, mas é incompreendido. Então, Pietro (Marat Descartes) se intromete na conversa e se oferece para fazer uma publicação que estampe Fedora.
Veja também – Hoje apoiadora de fake news, atriz foi vítima da maior mentira da história das novelas
Rock Story + Pega Pega
Uma das personagens principais de Pega Pega (2017), Luíza Guimarães (Camila Queiroz) esteve no capítulo final de Rock Story (2017). O momento foi considerado uma passagem de bastão, já que Pega Pega sucederia Rock Story. Luíza aparece na cena em que Yasmin (Marina Moschen) abre um ateliê e começa a receber nomes importantes. Dentre suas primeiras clientes, está justamente Luíza.