A partir do próximo mês de outubro, a Globo passa a exibir a reta final de Pantanal. Enquanto isto, estão sendo acertados os últimos detalhes sobre a nova novela de Gloria Perez, intitulada Travessia.
Veja também – Travessia: Cinco fatos que você precisa saber antes da estreia da substituta de Pantanal
Na história, a trama vai abordar o caso de um deep fake que abalou a vida de uma menina chamada Brisa (Lucy Alves). Ela vê sua vida revirar de cabeça para baixo depois de ter seu rosto usado para a brincadeira de mau gosto.
O folhetim se passará no Maranhão, assim como outros exemplos de novelas que citaremos a seguir. Acompanhe:
O Clone
Travessia não será a primeira novela de Gloria Perez com cenas no Maranhão. Algumas sequências entre Albieri (Juca de Oliveira) e Edna (Nívea Maria) na segunda fase de O Clone se passaram nos Lençóis Maranhenses. Na época, as gravações polemizaram devido um patrocínio milionário da então governadora Roseana Sarney.
A governanta pagou milhões à Globo para poder vender o Maranhão nacionalmente através do sucesso de O Clone. Ela veio a público desmentir, uma vez que a fortuna paga aos globais era um completo contraste ao abismo da desigualdade social existente na região. Ao se esquecer de comunicar sobre o segredo da transação, todos os assessores confirmaram e a palavra de Sarney foi por água abaixo.
Veja também – Conheça a história, o elenco e as principais curiosidades de Travessia
Da Cor do Pecado
Depois dos bastidores polêmicos de O Clone no Maranhão, a Globo resolveu fazer uma outra novela em que boa parte da história se passava lá. Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro, talvez tenha sido o folhetim em que o estado ganhou maior notoriedade até hoje.
Inicialmente, a ideia era que Da Cor do Pecado fosse ambientada na Bahia, conforme notícias da época. Mas, depois escolheu-se locações nos municípios maranhenses de São Luís, Alcântara, Barreirinhas. Também houveram várias cenas nos Lençóis Maranhenses. A personagem principal Preta (Taís Araújo) é natural do Maranhão.
Veja também – Confira o novo visual de Jade Picon para viver Chiara em Travessia
Cama de Gato
Neste caso, a novela não seria ambientada originalmente no Maranhão. A ideia era que Cama de Gato acontecesse no Deserto do Atacama, região do Chile. Contudo, a Gripe Suína avançava na época e não houve outro jeito, senão abortar os planos e encontrar uma solução no próprio Brasil.
Então, Cama de Gato teve 14 dias de gravações no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com a maioria das cenas exibidas na reta inicial da novela das seis. O diretor de Cama de Gato deu declarações públicas demonstrando chateação por “não poder ir ao Chile”, o que foi interpretado por muitos maranhenses como um desdém às belezas naturais brasileiras.
Veja também – Saiba quais são os atores cortados do elenco de Travessia, substituta de Pantanal
Lado a Lado
Ambientada no Rio de Janeiro do século XX, Lado a Lado escolheu o Centro Histórico de São Luís para poder gravar várias cenas. Isto porque, a capital do estado do Maranhão é conhecida por manter sua estrutura clássica.
As filmagens ocorreram ao longo de dez dias e a novela teve grande audiência, além de ter sido bastante elogiada pelo público e pela crítica. Em 2013, foi uma das primeiras produções globais a ganhar o Emmy Internacional.
Veja também – Saiba qual “maldição” de Gloria Perez pode levar Travessia ao fracasso
Saramandaia
O remake de Saramandaia (2013) teve cenas gravadas nos paradisíacos Lençóis Maranhenses. O estado do Maranhão, no entanto, não está na história. As locações são ambientadas numa cidade fictícia chamada Bole-Bole.
Dias Gomes, autor da trama original, costumava direcionar suas tramas à municípios nordestinos. Além de filmagens no próprio estado do Maranhão, Saramandaia também teve cenários nos Estúdios Globo (antigo Projac) semelhantes aos Lençóis Maranhenses.