Casada com Luigi (Rainer Cadete), Petra (Debora Ozório) nunca teve a coragem de revelar ao marido o motivo pelo qual detesta fazer sexo em Terra e Paixão. No entanto, durante uma conversa com Hélio (Rafael Vitti), o novo funcionário da cooperativa, a garota decidirá se abrir para ele e contar a realidade dos fatos na trama de Walcyr Carrasco.
Isso, no entanto, se dará depois que ele a beijar e ela o empurrar para longe. Será, portanto, nessa hora que a adolescente confessará que foi abusada sexualmente na infância. Como nunca conseguiu esquecer o que houve, de fato, ela opta por se dopar com o uso excessivo de remédios tarja preta. Também é por essa razão que ela apresenta tanta agonia em ser beijada ou tocada, além de recusar a ideia de ir para a cama com alguém.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
A revelação
Contudo, o novato não demonstrará nenhum tipo de reação, muito em razão de achar que a filha de Irene (Glória Pires) não precisava se justificar perante o ocorrido. Mesmo assim, o rapaz se mostrará um bom ouvinte: Petra pedirá desculpas a ele e explicará o porquê de seu desaparecimento. “Hélio, me desculpa por ter me afastado depois do nosso beijo”, iniciará a moça, toda sem graça.
“Não precisa pedir desculpa, nem se explicar…”, rebaterá o funcionário. “Eu quero falar. Eu acho que, pela primeira vez, eu consigo falar disso. No passado aconteceu uma coisa muito ruim comigo. Acho que por isso eu tomava tantos remédios. Eu não gosto de ser tocada por homens nem consigo fazer sexo quando estou lúcida. Mas eu entendi que posso falar disso agora. Eu fui abusada por um homem quando eu era criança”, disparará a personagem de Debora Ozório, que ficará emocionada e ainda será acolhida pelo rapaz.