Depois de ter passado um tempo fingindo que estava desacordado e descoberto que Deodora (Debora Bloch) o traiu com Pajeú (Caio Blat), além de planejar dar o golpe no marido, Tertúlio (José de Abreu) voltará ainda mais forte e, dessa forma, não se intimidará ao propor uma vingança contra o jagunço, chegando a desafiá-lo para um duelo mortal em Mar do Sertão.
Apesar de ter salvado a vida do veterano, o conduzindo até o hospital e o livrando da morte por conta do tiro acidental que levou de Vespertino (Thardelly Lima), o personagem de Caio Blat andou se agarrando com a dondoca e, ao mesmo tempo, colocou um par de chifres no coronel. Irritado, Tertúlio não pensará duas vezes antes de dar a sua sentença ao inimigo quando vê-lo no bar de Janjão (Cosme dos Santos).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
“Tu me ajudasse, mesmo achando que tinha motivo para se vingar de mim”, disparará o pai de Tertulinho (Renato Góes), falando sobre o caso dos agrotóxicos proibidos que causaram o envenenamento de Cirino (Théo Matos). “Minhas contas eu costumo acertar quando o inimigo está de pé”, rebaterá o personagem de Caio Blat, provocando-o. “Pois agora eu estou de pé. Será que é por isso que o moço anda rondando tanto a minha casa?”, devolverá o velho.
Em seguida, os dois discutirão para todo mundo ouvir, fazendo com que o segurança da megera acuse o rival de tentativa de assassinato. “Por causa daqueles veneno tudo meu filho quase se foi”, soltará Pajeú. “Então se é vingança que tu anda caçando, vamos resolver logo isso agora”, proporá o personagem de José de Abreu, chamando-o para o confronto, em cenas previstas para irem ao ar nesta quinta-feira (15).