Em Terra e Paixão, Antônio (Tony Ramos) é preso após cair em uma armadilha de Gentil (Flavio Bauraqui) e, após sua liberação, o vilão decide se vingar. O fazendeiro ordena que um de seus capangas estupre Menah (Camila Damião), a filha de Gentil. No entanto, o abuso não chega a acontecer, pois Angelina (Inez Viana) acaba traindo o patrão e protege a jovem, abrigando-a em sua casa.
Tudo começa quando Gentil arma uma armadilha para Antônio, colocando cocaína em um dos caminhões do fazendeiro. A Polícia Federal é acionada e prende Antônio bem em frente a Irene (Gloria Pires). Logo após sua prisão, ele descobre que Gentil é o responsável pela armação e fica furioso.
Com o desejo de se vingar, Antônio ordena que Sidney (Paulo Roque) estupre Menah como forma de atingir Gentil. Sidney obedece às ordens e começa a perseguir a professora por uma estrada deserta. Ao tentar fugir, Menah perde o controle do carro e sofre um acidente.
Angelina protege Menah
Porém, a jovem consegue escapar e corre por uma plantação. Preocupado com o sumiço de sua filha, Gentil desconfia que Antônio pode ter feito algo contra ela e avisa a Jonatas (Paulo Lessa), que procura Antônio para tirar satisfações. A discussão entre os dois se inicia na casa do vilão, mas é interrompida por Angelina.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Angelina revela que Menah está com ela e explica o que aconteceu. Ela revela que levou Menah para seu quarto. “Não deixei ela voltar sozinha“, diz a empregada. Com essa revelação, Jonatas fica mais tranquilo e se prepara para ir embora. O vilão, porém, questiona se ele não vai se desculpar por tê-lo acusado de maneira injusta.
Jonatas responde que está aliviado por saber que sua irmã está bem, mas reafirma que, quando o chamou de assassino, não mentiu. Com essa resposta, o homem decide ir embora, deixando Antônio furioso com o desafio à sua reputação.