Uma verdadeira tragédia ocorrerá na vida de Fonseca (Bruno Nunes) nos próximos capítulos de Além da Ilusão. Isso porque, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o jovem morrerá depois que for atingido por uma granada, fato este que chocará bastante Lorenzo (Guilherme Prates), que verá o colega desfalecido em seus braços na trama inédita de Alessandra Poggi.
Em cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 09, o público verá soldados brasileiros prontos para duelarem contra os alemães. “Peguem as armas! A cobra vai fumar!”, disparará o sargento. Nessa hora, Bento (Matheus Dias), então, se mostrará preocupado com o que possa acontecer e, com isso, chegará próximo ao seu amigo de infância.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Além da Ilusão
“Fica perto de mim. Na hora que o tiro comer, procura abrigo. Se tiver que escolher entre a sua vida e a vida do tedesco, é a sua que vale mais. Manda bala”, informará o personagem de Matheus Dias. “E aí, animados com o batismo de fogo? O sargento prometeu que depois da batalha a gente ganha dois dias de folga. Vamos pra Firenze, amigos! Dançar com as coristas!”, soltará Fonseca, na sequência, mal sabendo que estaria prestes a partir dessa para melhor.
Já na batalha, os três amigos serão vistos atacando e se protegendo dos tiros e bombas. No entanto, assim que o personagem de Bruno Nunes decidir ir até uma mureta mais à frente da trincheira, uma granada, surpreendentemente, atingirá uma casa próxima onde ele está, o que chamará a atenção de Lorenzo. “Virgem Santa!”, exclamará o rapaz, assustado ao perceber que Bento também estará indo para lá.
Veja também: Joaquim corta os cabos de luz de desfile, faz Isadora ficar no escuro, mas Davi faz mocinha virar o jogo
“É granada! É granada”, gritará Lorenzo, imediatamente empurrando Bento para longe. Em seguida, o restante dos soldados ficarão atordoados com uma enorme explosão. “Fonseca! Fala comigo, cabra. Fonseca!”, suplicará o filho de Abílio (Luciano Quirino), ao ver que o amigo está ferido na barriga. Mesmo assim, Fonseca tentará falar com ele em meio a dificuldade. “Os desgraçados me pegaram”, soltará.
Logo após, Bento fará de tudo para estancar o sangramento com um pedaço de pano. “Vai ficar tudo bem. A gente vai te levar pro hospital. Você vai ficar bom”, afirmará ele, tentando acalmá-lo. “Pensa na sua folga, pensa nas coristas de Firenze e aguenta firme”, completará Lorenzo. “Tô com medo. Cadê minha mãe? A minha mãe…”, gaguejará a vítima, já perdendo os sentidos. “Ah, não! Não! Pombas, Fonseca! Não faz isso com a gente! Não faz…”, rebaterá Lorenzo, aos prantos por ver a morte do colega.