Trinta anos depois, Tieta está de volta ao Vale a Pena Ver de Novo, onde foi reprisada pela primeira vez em 1994. Com estreia marcada para o dia 2 de dezembro, a trama de 1989 vai substituir Alma Gêmea, que termina no dia 6.
Originalmente com 197 capítulos, o folhetim assinado por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn terá toda a sua história condensada em apenas 105 capítulos nesta reexibição nas tardes da Globo.
A história é estrelada por Betty Faria, que interpreta a icônica Tieta, e trará de volta atores que já morreram para matar as saudades do público. Confira a seguir oito atores do elenco da novela que já partiram.
Sebastião Vasconcelos
Na trama, Sebastião Vasconcelos interpretou Zé Esteves, o pai de Tieta (Claudia Ohana/Betty Faria) e Perpétua (Adriana Canabrava/ Joana Fomm). Ele expulsou Tieta de casa aos 18 anos por causa de sua rebeldia e dos envolvimentos com homens.
Sua última novela foi Os Mutantes: Caminhos do Coração (2008). Ele se aposentou da carreira artística em 2009, fato que o deixou deprimido. O ator morreu no dia 15 de julho de 2013, aos 86 anos, no Rio de Janeiro, vítima de pneumonia.
Yoná Magalhães
A atriz Yoná Magalhães viveu Tonha, a segunda mulher de Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) e mãe de Elisa (Tássia Camargo).
Yoná faleceu em 20 de outubro de 2015, aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Seu último trabalho na TV foi a novela Sangue Bom (2013).
Marcos Paulo
Intérprete de Arturzinho, o filho de Artur da Tapitanga (Ary Fontoura) que sumiu no mundo, Marcos Paulo morreu no dia 11 de novembro de 2012, aos 61 anos.
A causa da morte foi uma embolia pulmonar causada por um câncer de esôfago que ele descobriu em maio de 2011. A última aparição em uma novela foi uma participação em Desejo Proibido (2008), já o último trabalho como ator foi no filme Faroeste Caboclo (2013).
Nos últimos anos de sua vida, Marcos Paulo desempenhou mais a função de diretor. Entre 2010 e 2013, ele esteve na direção do humorístico Os Caras de Pau e do especial Show da Virada, ambos na Globo. Em 2011, dirigiu o filme Assalto ao Banco Central.
Françoise Forton
No folhetim, Françoise Forton interpretou Helena, uma carioca, bela, fria e calculista, esposa de Ascânio (Reginaldo Faria).
A artista faleceu em 16 de janeiro de 2022, aos 64 anos, no Rio de Janeiro (RJ). Ela estava internada na Clínica São Vicente, na zona sul da cidade, onde tratava um câncer. O último trabalho foi a novela Amor Sem Igual (2019), na Record.
Cláudio Corrêa e Castro
O ator Cláudio Corrêa e Castro interpretou o Padre Mariano, o veterano sacerdote de Santana do Agreste que sabe tudo sobre os moradores da cidade.
Ele morreu em 16 de agosto de 2005, aos 77 anos, em Niterói (RJ). Sua última novela foi Senhora do Destino (2004).
Míriam Pires
Na história, Míriam Pires interpretou Dona Milu, mãe de Carmosina (Arlete Salles). Viúva há muitos anos, ela é uma mulher sincera, liberal e nada convencional que transformou sua casa em uma pousada.
A veterana faleceu no dia 7 de setembro de 2004, aos 77 anos, no Rio de Janeiro (RJ). Seu último trabalho foi Senhora do Destino (2004). Ela, inclusive, morreu enquanto a novela estava sendo gravada e sua personagem deixou a trama pela metade.
Armando Bógus
Intérprete de Modesto Pires, homem mais rico de Santana do Agreste, da qual é cidadão benemérito, Armando Bógus faleceu apenas três anos após o fim de Tieta, no dia 2 de maio de 1993, aos 63 anos, em São Paulo (SP).
A causa da morte foi leucemia. O último trabalho na televisão foi a minissérie Sex Appeal (1993).
Elias Gleizer
Na trama, Elias Gleizer interpretou Jairo, uma espécie de agente turístico de Santana do Agreste, que sabe tudo sobre a história do lugar. A última novela que ele participou foi Boogie Oogie (2014).
O ator morreu no dia 16 de maio de 2015, aos 81 anos, no Rio de Janeiro (RJ) após complicações que levaram à falência circulatória causada por uma broncopneumonia. Na ocasião, ele estava internado há semanas depois de sofrer uma queda em uma escada rolante que fraturou cinco costelas e perfurou o pulmão.