Na novela Nos Tempos do Imperador, sendo exibida pela Globo no horário das 18h, Pilar (Gabriela Medvedovski) se formará em medicina. Ao voltar ao Brasil, com seu título de médica, a mulher não esconderá sua ansiedade em poder começar a atender na Ordem Terceira. Mas, ela terá sua vida calunia no jornal local.
Na ocasião, Tonico (Alexandre Nero) publicará uma matéria mentirosa a respeito da médica. Assim, Pilar verá todos os seus pacientes sumirem. Ela se lamentará em uma conversa com a Madre: “O estrago está feito. Muitos preferem acreditar em mentiras do que se informar sobre a verdade. É mais cômodo”.
Ainda no bate-papo, Pilar encontrará uma forma se realizar em seu trabalho: “Esperar que as coisas se resolvam sozinhas não é do meu feitio. Eu mesma vou resolver esse problema e vai ser agora!”. Decidida, ela se levantará carregando uma mesinha, com um banco e sua maleta de médica e vai para a rua.
Veja também – Em primeiras chamadas de O Clone, Globo usa ‘borra de café’ e destaca bordões de sucesso
“Se os pacientes não vem a mim, vou a eles. Não posso é ganhar um salário sem trabalhar. Porque aí sim, seria uma pessoa desprezível, indigna, como saiu no jornal. A rua é pública. Ninguém pode me impedir de trabalhar. Sou paga para atender os doentes, vou atender os doentes que precisam ser atendidos. Bem aqui!”, dirá Pilar.
Assim, ao chegar na rua, a médica notará a presença de alguns escravos enfermos e oferecerá sua ajuda. Ela ainda fará questão de explicar que é tudo de graça. Assim, Pilar consultará uma mulher que passará mancando com um fardo de roupas na cabeça. Além disso, as cenas mostrarão um outro homem recebendo um xarope.